segunda-feira, janeiro 28

Serviço Geológico do Brasil informa que mistura de rejeito e água não deve chegar ao reservatório da hidroelétrica de Três Marias

Confira o segundo boletim de hoje na imagem acima (28)

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informa que o segundo boletim diário de monitoramento da velocidade de deslocamento da pluma (mistura de rejeito e água) no Rio Paraopeba, divulgado às 19h de 28/01/2019, mostra previsão de que a água turva possa chegar ao município de São José da Varginha no dia 29/01/2019 à noite. No reservatório da Hidrelétrica de Retiro de Baixo, entre os dias 5 e 10 de fevereiro. A expectativa é que todo o rejeito fique retido no reservatório desta usina (Retiro de Baixo), não alcançando o reservatório da Hidrelétrica de Três Marias.

Diariamente serão divulgados dois boletins de monitoramento com a previsão de chegada do início da água turva nos pontos de interesse, um a partir das 11h e o outro a partir das 17h. As previsões mostram o caminho que a água turva está percorrendo no rio Paraopeba. Esta metodologia é realizada utilizando dados observados/coletados em campo e características da bacia hidrográfica. 

A CPRM opera 14 sistemas de alerta hidrológicos, onde realiza previsões de inundações, assim como elaborou previsões no evento do rompimento da barragem de Mariana (MG). Na calha do rio possuem estações da Rede Hidrometeorológica Nacional operadas pela CPRM em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Também atuam em parceria neste trabalho de monitoramento: A ANA, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscom@cprm.gov.br
(61)2108-8400