quinta-feira, novembro 1

Diretor-presidente participa de reunião com ministro Gilberto Kassab sobre o projeto Biomas Tropicais

Encontro do Comitê Gestor do Projeto Biomas Tropicais

Os estudos e projetos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na área de recursos hídricos e agrominerais foram destacados pelo diretor-presidente da instituição, Esteves Pedro Colnago, durante reunião com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, sobre o Projeto Biomas Tropicais. O Serviço Geológico é parte do Comitê Gestor do projeto que inclui ainda representantes de universidades e da Embrapa, entre de outras instituições de governo.

“A CPRM é uma organização que tem um quadro de profissionais da mais alta qualificação. Reunimos uma quantidade enorme de informações na área de mineração, geologia e recursos hídricos. Estamos com nossa equipe motivada na área de gestão de águas para indicarmos quais as possibilidades de uso para diversos fins”, afirmou Colnago nesta quarta-feira (31/10) durante o encontro.
“É importante a CPRM estar engajada nesse projeto. Que nossos profissionais participem ativamente e entendam a importância que tem essa ação direcionada para os diversos biomas brasileiros. Como parte deste comitê gestor, vamos ter a oportunidade de nos manter engajados nesse trabalho.”

Reunião com o ministro Gilberto Kassab sobre o Projeto Biomas Tropicais

O diretor-presidente citou ainda o projeto que busca ampliar o conhecimento sobre o potencial hídrico da região oeste da Bahia, cortada pelo aquífero Urucuia, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e associações de produtores locais. A expectativa é que seja assinado ainda neste ano um acordo de cooperação com a UFV para viabilizar a entrada da CPRM no projeto.
Na última segunda-feira (29/10), Colnago participou também de uma reunião sobre este tema na sede da CPRM, onde recebeu a visita do professor da Everardo Montovani, coordenador-geral do estudo de recursos hídricos do Oeste da Bahia da UFV, e de representantes da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão. Em outro encontro, em setembro deste ano, o projeto foi apresentado ao chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Cláudio Peixinho, aos assessores Paulo Romano, da Presidência, e Anne Gisela Guimarães, da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, e à pesquisadora em geociências Alice Castilho.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Biomas Tropicais, uma iniciativa do Instituto Fórum do Futuro.

Reunião sobre projeto de recursos hídricos no Oeste da Bahia