quarta-feira, outubro 10

Treinamento ministrado aos empregados do DEINF permitirá maior agilidade na disponibilização e recuperação das publicações científicas da CPRM

Funcionários do DEINF assistem à apresentação sobre o DSpace 

Atualmente, o Repositório Institucional de Geociências (RIGEO) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é hospedado pelo software livre DSpace. A fim de customizar melhorias no sistema, o Departamento de Informações Institucionais (DEINF) da CPRM promoveu um treinamento aos empregados do departamento no Escritório do Rio de Janeiro, na Urca, entre os dias 1 e 5 deste mês.

Ministrada pelo professor Marcos Novais da ECN Info Mei, empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, a capacitação abordou os seguintes conteúdos: Curadoria digital, interoperabilidade, integração de sistemas, atualizações de versões, preservação digital, dentre outras configurações.

Participantes do treinamento
“O RIGEO reúne a produção científica e institucional da CPRM e vem sendo utilizado desde 2015. A inserção de publicações no repositório além de permitir o acesso aberto às publicações dos pesquisadores da empresa também é uma meta estabelecida no planejamento estratégico da instituição de valor para o cliente e usuário”, destaca Roberta Silva chefe da Divisão de Documentação Técnica (DIDOTE).

Diferentes tipos de publicações estão disponíveis no RIGEO: Artigos de periódicos, informes de recursos minerais, atlas, mapas, capítulos de livros, cartilhas, dissertações, fotoíndices, livros, teses, trabalhos apresentados em eventos, relatórios internos, relatórios técnicos, trabalhos de conclusão de curso e vídeos. 


Texto: Pedro Henrique Santos
Colaboração: Roberta Silva
Fotos: Arquivo pessoal DEINF
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400