terça-feira, outubro 16

Superintendente da CPRM visita terminal hidroviário ligado ao porto de Rio Grande



Visita terminal hidroviário Santa Clara
O superintendente regional do RS e SC do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Fernando Schwanke, recebeu convite da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Associação Hidrovias RS para participar de visita técnica ao terminal hidroviário Santa Clara, no município de Triunfo (RS). O local é ligado ao terminal de containers TECON, sediado no porto marítimo de Rio Grande.

O objetivo da visita foi aproximar lideranças empresariais ao sistema logístico hidroviário, mostrando a sua importância para a economia do Rio Grande do Sul. Hoje, o terminal de containers Santa Clara transporta 4 mil containers ao mês, mas possui um potencial para mais que dobrar esta produção. Segundo o diretor presidente do TECON Paulo Bertinetti "o Rio Grande do Sul possui condições extraordinárias para a utilização das hidrovias, e o terminal Santa Clara é uma demonstração de que é possível interiorizar o transporte hidroviário no Estado".

O presidente da FARSUL Gedeão Pereira salientou que "a Federação da Agricultura trabalha para aumentar a competitividade do agronegócio, e a logística é fundamental para este aumento". O grupo era formado pela diretoria da FARSUL e da associação HIDROVIAS RS, que foi criada justamente para trabalhar pela utilização das hidrovias, garantindo ao setor privado a competitividade necessária para atuar em qualquer mercado.

O superintendente Fernando Schwanke salientou que "a logística é decisiva no setor mineral, e conhecer, aproximar-se e poder alinhar ações do setor público com o privado é uma das funções institucionais da CPRM. Temos grandes projetos minerais em andamento no Rio Grande do Sul e precisamos criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento!".

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361