quarta-feira, outubro 3

CPRM promoverá Seminário Internacional de Hidrogeologia em 2019


Membros Participantes da XXIV Assembleia Geral Ordinária da Associação de
Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (ASGMI)
Com o objetivo de discutir a metodologia para completar o Mapa Hidrogeológico da América do Sul e ministrar treinamento na área, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) irá coordenar o Seminário de Hidrogeologia em parceria com Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (ASGMI). Previsto para Setembro de 2019, o evento contará com a participação dos 22 países membros da Associação.

O projeto foi aprovado  durante a XXIV Asamble da Asociación de los Servicios de Geológia y Minería Iberoamericanos (ASGMI) e o 15th Symposium Quadrennial da International Association on the Genesis of Ore Deposits (IAGOD) em Salta, na Argentina, ocorrido entre os dias 28 e 31 de Agosto.

Mais da metade do mapa hidrogeológico da América do Sul já está concluído. A CPRM já mapeou o território brasileiro e colaborou com o mapeamento da Bacia do Prata, que abrange Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O próximo passo é cobrir os 43% que faltam, principalmente da parte norte do continente.

Após o seminário, já está agendada uma excursão à Bacia Carbonífera de Santa Catarina. A área está sendo revitalizada pela CPRM em parceria com o Ministério Público Federal. Com previsão de conclusão em 2026, o local é um bom exemplo para estudo de caso, pois possui áreas em recuperação e áreas já recuperadas.
Além de ampliar a cooperação internacional nas diversas áreas relacionadas à geologia, mineração, recursos hídricos e meio ambiente, os eventos marcaram a volta do Brasil ao cenário internacional geológico.

Esteves Pedro Colnago (à direita), Maria Glícia da Nóbrega
Coutinho (à esquerda) se reúnem com o Presidente da
International Union of Geological Sciences (IUGS)
e a Presidente do Serviço Geológico de Portugal durante
cerimônia de abertura dos eventos (ASGMI e IAGOD).
A delegação brasileira que participou da Assembleia em Salta foi liderada pelo diretor-presidente, Esteves Pedro Colnago e formada pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Silva Andriotti e a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da Presidência, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho.

Durante a abertura, o vice-presidente da Associação, Dr. Julio Ríos Gómez, comentou sobre a volta do Brasil na organização: “a ASGMI sente-se horada com a volta do Brasil ao seu fórum e agradecemos a delegação brasileira da CPRM na pessoa do seu presidente”.

Os eventos contaram com 17 representantes de países Ibero-Americanos e com a participação dos Estados Unidos da América como membro-convidado. Como parte das atividades, foi realizada uma excursão de campo com destino à região da Puma Argentina, para visitar a mina Concordia e as salinas de Purmamarca.

Durante a excursão de campo oferecida pela ASGMI foi possível visualizar
a topografia regional de vales e montanhas, típica do Altiplano-Puma.

Reuniões Bilaterais

Reunião com o USGS
Aproveitando que ambos representantes estavam em Salta, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a CPRM se reuniram para avançar com a discussão sobre cooperação, no qual a instituição americana ficou responsável pelo treinamento para os técnicos da CPRM na área de recursos minerais. Com previsão de ocorrer entre final de 2018 e início de 2019, no escritório do Rio de Janeiro, o tema do curso será elaboração de Mapa Prospectivo para Recursos Minerais.

Reunião com o SEGEMAR
Ainda durante a viagem, o Serviço Geológico do Brasil se reuniu com o Serviço Geológico e Minero Argentino (SEGEMAR) para resgatar ações de interesse comum e dar continuidade às discussões iniciadas em Foz do Iguaçu em maio de 2018.
Durante o encontro, o diretor-presidente, Esteves Colnago, entregou quatro propostas nas áreas hidrologia, riscos geológicos e recursos minerais, ao diretor da SEGEMAR e reafirmou o interesse da CPRM na cooperação entre os países.

Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400