terça-feira, setembro 11

Serviço Geológico do Brasil lança relatório para criação de Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã


As Pedras das Guaritas são um imponente conjunto de morros testemunhos onde a elevação media do terreno fica acima dos 200 metros, e parte de seu nome e utilizado para denominar essa região.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai apresentar no dia 12/09 em Caçapava do Sul o relatório da proposta de criação do Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã. O estudo realizou o inventário dos geossítios e sítios de geodiversidade do território e foram selecionados 30 pontos entre afloramentos geológicos e paisagens geomorfológicas. No projeto foi utilizado VANT para fazer imagens da área de estudo e fotografias com alta qualidade. A palestra será às 18 h, na UNIPAMPA.

De acordo com o coordenador do estudo, geólogo da CPRM Carlos Augusto Brasil Peixoto, o projeto teve como principal objetivo inventariar, quantificar e qualificar os geossítios e sítios de geodiversidade que representam a história geológica da área selecionada para implantar o geoparque. “Cada geoparque tem sua marca geológica e geomorfológica o das Guaritas-Minas do Camaquã tem suas atrações únicas, por isso que a geodiversidade da Terra é tão singular. A proposta do geoparque é que cada região do mundo, que possua paisagens ricas e importantes, delimite territórios para preservar para as próximas gerações”, explicou.

De todas as belezas da região, o geólogo elegeu dez geossítios mais representativos para constituição do geoparque: Pedra do Segredo, Pedra das Guaritas, Minas do Camaquã, Toca das Carretas, Toca do Sapateiro, Gruta da Varzinha, Rincão do Inferno, Pedra Pintada, Galpão de Pedra e Cerro da Angélica.

O território da proposta do geoparque é reconhecido por sua rica e complexa geologia com exposições de rochas metamórficas, plutônicas vulcânicas e sedimentares do Neoproterozóico (Criogeniano e Ediacariano) ao Cambriano. As variedades dos tipos litológicos, modelados por processos tectônicos e erosivos, refletem-se na formação da paisagem compondo com a vegetação peculiar da região um cenário único. A principal área do proposto geoparque centra-se nas Minas do Camaquã e na beleza natural do seu entorno. As Minas do Camaquã, atualmente paralisadas (1870-1996), é importante sítio geológico-metalogenético, marco na história da mineração do cobre no Brasil. O seu entorno inclui geoformas esculpidas em psamitos, psefitos e secundariamente pelitos cambrianos de grande beleza cênica, referidas como Guaritas do Camaquã.

Após a apresentação do relatório, o próximo passo é construir um plano para implantação do parque. “O projeto que está sendo entregue para a sociedade local colabora para fomentar o desenvolvimento sustentável baseado na preservação do patrimônio geológico e do meio ambiente além de valorizar a cultura local”, destacou.

A proposta de Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã faz parte do Projeto Geoparques Brasil da CPRM. Iniciado em 2013, foi desenvolvido com reuniões locais, trabalho de campo e inventariação dos dados com uso do aplicativo desenvolvido pela CRPM o Geossit. Hoje o Brasil só possui o geoparque de Araripe (CE), como integrante da Rede Global de Geoparques da Unesco.

O que é um geoparque?
Geoparque é uma marca atribuída pela Rede Global de Geoparques da UNESCO a uma área onde sítios do patrimônio geológico representam parte de um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Deve ter um conjunto de afloramentos e paisagens que mostram a história geológica da região. Estes pontos e locais devem ter valor científico de nível internacional, atraindo interessados em observar paisagens como cerros, grutas, cavernas, cachoeiras e morros e aprender mais sobre as geociências;

Em suma, um geoparque, no conceito da Unesco, deve:


1.  Preservar o patrimônio geológico para futuras gerações (geoconservação).
2.  Educar e ensinar o grande público sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências.
3. Assegurar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, reforçando a identificação da população com sua região, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, indústrias de hospedagem e novos empregos.
4.  Gerar novas fontes de renda para a população local e a atrair capital privado.


Os 10 geossítios mais destacados da região:
  • Pedra do Segredo
  • Pedra das Guaritas
  • Minas do Camaquã
  • Toca das Carretas
  • Toca do Sapateiro
  • Gruta da Varzinha
  • Rincão do Inferno
  • Pedra Pintada
  • Galpão de Pedra
  • Cerro da Angélica

O geossítio Minas do Camaquã – Cava Uruguai mostra uma extensa área minerada para extração de cobre em rochas sedimentares; suas operações foram encerradas em 1996. Nesse ponto, a altitude e de 215 metros. Na cava a céu aberto, devido as águas da chuva acumuladas ao longo dos anos, e pela estabilização do nível do lencol freático, formou-se um lago de cor azul.

A Pedra do Segredo e um morro testemunho com altura aproximada de 145 metros; sua denominação e baseada em lendas que contam a existência de tesouros escondidos nas cavernas e cavidades, ou no seu entorno.

O Rincão do Inferno é um grande maciço rochoso com elevação aproximada de 245 metros, formado por um conjunto de morros testemunhos, paredões, lajeados, blocos e matacões, separado por um cânion; no fundo do vale escoa o arroio Camaquã Chico, afluente do rio Camaquã.

A Gruta da Varzinha e uma caverna extensa e pouco profunda, localizada na base do talude, e modelada por processos erosivos que formaram a cavidade, e as infiltrações nas fraturas das rochas sedimentares originaram um conjunto de espeleotemas.

Serviço:
Lançamento do relatório da proposta Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã
Data: 12/09
Horário: 18h
Local: Auditório do campus de Caçapava do Sul.
Endereço: Av. Pedro da Anunciação, 11. Vila Batista

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400