terça-feira, setembro 25

Serviço Geológico do Brasil divulga boletim de alerta de cheia do rio Caí

Gráfico com a previsão de níveis do Caí em São Sebastião do Caí e Montenegro


Nas últimas 48h em virtude do expressivo volume de chuva, em média 50 mm, na bacia do rio Caí, o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Caí (SAH-Caí), operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entrou em status de alerta, iniciando monitoramento intensivo da bacia e emissão de boletins com previsões de níveis para as cidades de São Sebastião do Caí e Montenegro.


Conforme o engenheiro hidrólogo da CPRM, Emanuel Duarte, nas próximas horas a previsão é que o rio tenha uma leve redução dos níveis, voltando a subir conforme o retorno da chuva à região, prevista para os próximos dias, a emissão dos boletins continua de forma ininterrupta, enquanto o status permanecer de alerta, fornecendo previsões com 10 horas de antecedência.

A previsão para as próximas 10 horas é que o rio Caí possa atingir 6,78 m em São Sebastião do Caí e 4,29 m em Montenegro. Os problemas de inundação no município de São Sebastião do Caí iniciam na cota de 10 m.

O SAH Caí é formado por um conjunto de estações de monitoramento hidrológico que dão subsídios para a realização de previsões de nível de rios para áreas socialmente vulneráveis a inundações com o objetivo de mitigar eventuais prejuízos para vida e patrimônio da comunidade afetada.

Os boletins extraordinários de alerta para enchente são repassados ao CEMADEN, CENAD, ANA, Defesa Civil estadual, defesas civis locais. Os dados transmitidos remotamente são armazenados e disponibilizados ao público, em tempo real, no portal da CPRM. O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) da bacia do Rio Caí está disponível AQUI

Janis Morais

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361