terça-feira, setembro 18

Serviço Geológico discute a criação do primeiro geoparque no Estado do Maranhão


Gravuras rupestres no morro das figuras.

A região sul do Estado do Maranhão, onde se localiza a Chapada das Mesas, possui riquezas inestimáveis para a manutenção da biodiversidade brasileira. Considerando esse importante aspecto, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), Antônio Carlos Bacelar, se reuniu com representantes da Câmara Municipal de Carolina-MA, para discutir o inventário do patrimônio geológico do município e entorno. O objetivo do encontro foi apresentar os estudos para viabilizar a criação do geoparque Vale das Águas.

O diretor Antônio Carlos Bacelar e equipe visitam
o Cânion do Santuário Pedra Caída, em Carolina (MA)
O projeto tem como princípio a identificação, o levantamento, a descrição e o diagnóstico das áreas com potencial para futuros geoparques, incluindo o inventário e quantificação de geossítios, que representam parte do patrimônio geológico do País. A comitiva foi composta pelo diretor Bacelar, o geólogo Carlos Shobbenhaus, e os pesquisadores em Geociências  José Sidiney ,  e Valter Marques.

Para Bacelar, a iniciativa trará possibilidades de avanço para a região. “Ainda não existe uma proposta para criação de um geoparque no estado e acreditamos que esses estudos viabilizarão o surgimento de novos nichos de mercados, estimulando investimentos locais voltados ao geoturismo”, declarou o diretor.

Segundo o geólogo Carlos Schobbenhaus, a CPRM fará o projeto em parceria com outras instituições. “Essa atividade deverá ser desenvolvida pela CPRM em parceria com universidades e outras instituições federais e estaduais”, declarou.


Vale das Águas - Um dos maiores agrupamentos de blocos por colisões continentais do planeta, o Vale das Águas teve sua origem no intervalo Permiano-Triássico, recebendo o nome de Pangea, que se estendia de pólo a pólo.

A Mudança de clima de glacial para um clima quente com forte aridez e a maior extinção em massa da fauna e/ou flora marinha e terrestre marcam bem essa passagem, para além da elevação das regiões centrais do continente com subsequente recuo da linha de costa responsável por significativas alterações paleoambientais e paleogeográficas.

Registros geológicos demonstram as mudanças nas zonas climáticas, com intenso magmatismo  básico entre o Jurássico e o Triássico, marcando bem o evento relacionado à fissão do supercontinente Pangea e abertura do Oceano Atlântico Central.

Dados como estes, para além das belezas cênicas, riqueza cultural, arqueológica, dentre outras, conferem à região do Vale das Águas uma importância geológica no contexto local, regional, nacional e mundial significativa.

Representantes da CPRM e dos Municípios de Carolina e entorno discutem a criação do geoparque Vale das Águas.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
(61) 2108-8400