terça-feira, setembro 4

Parceria entre CPRM, USGS e ANA realiza Campanha Hidrológica nas Unidades Operacionais da CPRM

Campanha realizada na Superintendência de Belém.

Em parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a Agência Nacional de Águas (ANA), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) firmou acordo através do Memorando de Entendimento (MOU) para a realização de campanhas de campo da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR). O objetivo desse trabalho em conjunto é avaliar as instalações da rede de referência e examinar todos os aspectos ligados à operação de campo.

Com a participação de 50 profissionais entre cientistas, pesquisadores e técnicos dos três órgãos, as campanhas passaram pelas Superintendências Regionais de Belém, Salvador e a Residência de Teresina.
O Chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID/ CPRM) Frederico Cláudio Peixinho, explica que a missão está inserida no Plano de Implementação da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência – RHNR. “Trata-se se uma mudança significativa no paradigma no monitoramento hidrológico brasileiro”, conta Peixinho.
“A RHNR possui de cerca de 200 estações implantadas e operadas pela CPRM e é constituída de um conjunto de estações hidrometeorológicas, operadas em nível de excelência e com tecnologia de última geração (telemétricas) e têm a finalidade de prover dados confiáveis, representativos e tempestivos, para conhecimento e gestão de recursos hídricos e pesquisa científica”, afirmou Peixinho, que acompanhou a fase final da campanha realizada pelas superintendências.
Os técnicos do USGS, e da ANA, examinaram o estado geral das instalações e da plataforma de coleta de dados, bem como as condições hidráulicas das seções de medições de descarga do rio. Eles avaliaram também procedimentos e métodos adotados pelas equipes de operação da RHNR. “Nossa média de transmissão de dados para o usuário está em 95%, o que comprova o nível de comprometimento de toda a equipe técnica envolvida”, declara Peixinho.

Campanha realizada na Superintendência de Teresina

Campanha realizada na Superintendência de Salvador


Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400