segunda-feira, setembro 17

CEDES apresenta projetos para o PAT 2019 e atualiza indicadores de avaliação referentes ao Plano Estratégico 2017-2021


Equipe da CEDES apresenta à Presidência projetos de P&D para o PAT 2019.

A equipe do CEDES (Centro de Desenvolvimento Tecnológico) do Serviço Geológico do Brasil apresentou à SUPLAM (Superintendência de Planejamento e Métodos) um resumo de seus projetos e atividades. Cabe ao CEDES gerenciar a Parceria Petrobras-SGB/CPRM-ANP e formatar projetos científicos que dão suporte aos projetos de P&D de infraestrutura como previsto no Protocolo de Intenções assinado entre as três instituições em março deste ano.

Durante a reunião, a SUPLAM orientou o CEDES a inserir seus projetos no próximo Plano Plurianual (2020-2023) e a apresentar seus indicadores de avaliação referentes ao Plano Estratégico do SGB/CPRM 2017-2021 até o dia 21 de setembro deste ano.
A equipe do CEDES já apresentou dentro dos prazos previstos o orçamento para o PLOA 2019 e está formatando seus projetos de P&D para o Plano Anual de Trabalho (PAT) 2019, que foram apresentados no início de setembro e discutidos com a Presidência.
Anualmente, o CEDES apresenta seu portfólio de projetos à Presidência e, posteriormente, às diretorias. Tal sequência de procedimentos em nada difere das outras diretorias. As equipes dos projetos do CEDES devem ser compostas por pesquisadores das várias áreas do SGB/CPRM e podem ser complementadas por especialistas de outras instituições, sempre que necessário.
Os projetos do CEDES não concorrem com os da área operacional, financiados com recursos do Tesouro. Eles devem ser cientificamente inovadores e capazes de atrair parceiros do setor produtivo. É esperado que os resultados desses projetos atraiam capitais de risco privados, principalmente para as atividades de exploração na área de metais e óleo e gás.
As atividades do CEDES englobam ainda a coordenação da CTC e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O primeiro é responsável pelo programa de capitação da empresa, e o segundo gerencia e aplica a política de inovação e tecnologia do ICT do SGB. Uma das principais atribuições do NIT é zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.
Parceria Petrobras-SGB/CPRM-ANP entra em nova fase
Os coordenadores da parceria com a Petrobras e a ANP, Paulo Romano e Noevaldo Teixeira, fizeram nas últimas semanas uma série de apresentações sobre o andamento desses trabalhos e o conteúdo dos projetos de P&D de infraestrutura, que constituem o objeto do protocolo de intenções assinado neste ano entre as instituições citadas.
Um dos encontros reuniu assessores, chefes de departamentos e chefes de divisões da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), além da equipe do escritório de projetos da SUPLAM, no Rio de Janeiro. Uma nova reunião com a DGM está prevista para esta semana.
Apresentação sobre a parceria Petrobras-SGB/CPRM-ANP e atividades do CEDES a representantes da DGM e da SUPLAM, no ERJ. l

Também foram realizadas novas apresentações sobre a parceria ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva, por ocasião do cadastramento dos projetos de P&D de infraestrutura  no SIGITEC (Sistema de Gestão de Investimentos em Tecnologia). Os projetos passarão agora por avaliações técnico-científicas e enquadramento nas regras para liberação de recursos de royalties de petróleo destinados a P&D.
As iniciativas contemplam os Projetos de P&D do Museu de Ciências da Terra, o Projeto de P&D do Centro de Referência em Geociências e os três projetos da Rede de P&D com Rochas e Fluidos das bacias petrolíferas (unidades Manaus-AM, Pojuca-BA e Rio de Janeiro-RJ).

Eduardo Cuculo
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400