terça-feira, agosto 28

Geologia Médica foi destaque no Congresso Brasileiro de Geologia

Professor Bernadino Figueiredo (UNICAMP) e Cássio Roberto da Silva (CPRM) em Sessão Técnica sobre Geologia Médica apresentada no Congresso
Considerado uma nova vertente da Geologia, a Geologia Médica têm despertado curiosidade e o interesse de vários profissionais. Não foi diferente durante o Congresso Brasileiro de Geologia realizado na última semana. A programação sobre o tema começou com a ministração de um mini-curso, passou pela Seção Técnica Geologia Ambiental e Médica, com palestras seguidas por debates e terminou com a reunião da Associação Internacional de Geologia Médica.

O mini curso de geologia médica aconteceu nos dois primeiros dias do Congresso (18 e 19), com 16h de duração. Foi ministrado por Cassio Roberto da Silva (SGB/CPRM), Bernardino Ribeiro Figueiredo (UNICAMP), Eduardo Capitani (UNICAMP) e Carlos S. Bandeira de Mello (Petrobras). Os professores se dividiram entre 12 temas, entre eles os conceitos sobre a geologia médica, toxicologia ambiental, os impactos da mineração na saúde humana, regulação ambiental, rochas, minerais e elementos benéficos à saúde e ação dos particulados orgânicos, físicos e biológicos com enfoque em tempestades de areia.

A estudante da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Daniela Oliveira, ficou entusiasmada com o curso. “Para mim foi excelente a oportunidade de conhecer a geologia médica de perto. Tivemos aulas com professores renomados e eu vou levar esse conhecimento para a minha profissão, comenta a estudante. Já o estudante de geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Lourenço, disse que o curso abriu um leque de oportunidades na sua profissão. “Eu trabalho com contaminação de solos e entender mais sobre a geologia médica vai nos auxiliar na prevenção e identificação desses minerais que podem ser prejudiciais à saúde”, disse Rodrigo.


Turma do curso de Geologia Médica 
A Associação Internacional de Geologia Médica também foi citada ao longo da semana, em seções técnicas onde foram apresentadas as pesquisas que estão sendo realizados nesse setor. O pesquisador Cássio Roberto também apresentou os trabalhos do Serviço Geológico do Brasil na área e citou os levantamentos geoquímicos de baixa densidade como produto desse estudo.

“A receptividade dos participantes foi muito boa, tanto que todos os alunos do curso participaram ativamente da seção técnica e também estiveram presentes na reunião da Associação Internacional de Geologia Médica. Notamos um grande interesse do público em se especializar nesse ramo da geologia”, comentou Cássio.

Durante a reunião da Associação Internacional de Geologia Médica, que aconteceu no dia 22, foi proposta a elaboração da segunda edição do livro de geologia médica onde a linha mestra desse livro seria os temas que foram abordados no mini curso.

“Esse livro é de grande importância porque vai abordar a parte de conceitos, aplicações e ferramentas da geologia médica, como o uso da geoquímica, o uso da geologia e mineração, uso da medicina, toxicologia, nutrição, poeiras atmosféricas, enfim a integração das ciências da Terra com a da saúde, para aplicação da segurança e na saúde humana, animal e vegetal. Será uma ferramenta importante de pesquisa para os jovens geólogos, geógrafos, agrônomos, médicos, biólogos, farmacêuticos, veterinários, dentistas e para todos que têm interesse nesse assunto”, comentou Cássio.

Também foi abordada a intenção de inserir a geologia médica como habilitação para os profissionais das ciências da terra e da saúde junto aos Conselhos Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) e  Federal de Medicina (CFM) com a finalidade, entre os diversos motivos já descritos, também o de valorizar esse ramo das citadas ciências.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400