quinta-feira, agosto 9

Curso de Geomorfologia Costeira capacita técnicos da CPRM

Profissionais da CPRM, UFF e PUC no mirante em Buzios.
Entre os dias 30 de julho a 03 de agosto, na região litorânea norte do Estado do Rio de Janeirom, foi realizado o curso de Geomorfologia Costeira e Processos Dinâmicos Associados, ministrado pelos professores Guilherme Borges Fernandez (UFF) e Sérgio Cadena de Vasconcelos (PUC – RJ).

Com duração de 40 horas, o curso foi fornecido pela DEGET/DHT e teve como objetivo a capacitação de técnicos da CPRM na variação da linha de costa, processos geológicos associados e seus impactos no ordenamento territorial. Para isso, ocorreu uma prática de campo que abrangeu assuntos como: reconhecimento dos compartimentos geomorfológicos formadores dos ambientes costeiros da porção norte do Estado do RJ, sua origem, alterações e forma de monitoramento em relação às mudanças da linha de costa.

A Pesquisadora em Geociências, Maria Adelaide Mansini Maia fala do objetivo do curso e comemora o primeiro passo da CPRM em relação à ocupação das zonas costeiras.

“Este curso marca o início das atividades da CPRM nas questões relacionadas à ocupação das zonas costeiras brasileiras, que constituem ambientes recentes do ponto de vista geológico e extremamente sensíveis com relação à variação do nível do mar. Ele visou o início da capacitação de profissionais da DIGATE, DIGEAP e DIGEOM, propiciando uma visão integrada sobre a temática.”

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400