quinta-feira, junho 7

Serviço Geológico do Brasil lança Informe de Recursos Minerais para materiais de construção civil na região metropolitana de Curitiba


Geólogo Luiz Antônio Chieregati, que se aposentou em 2017 após completar sua carreira de 45 anos na CPRM, palestra sobre os principais resultados obtidos pelo projeto

 O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou na terça-feira, dia 05/06, o Informe de Recursos Minerais do Projeto Materiais de Construção na Região Metropolitana de Curitiba durante a Semana de Estudos Geológicos do Paraná (SEGEPAR), na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O projeto Materiais de Construção na Região Metropolitana de Curitiba foi coordenado pela equipe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA), abrangeu uma área de 16 mil km2 de 29 municípios da Grande Curitiba e agregou dados atualizados sobre a produção de areia, saibro, argila, brita e calcário (principalmente cimento).


O geólogo Luiz Antônio Chieregati, coautor do Informe juntamente com Ruben Sardou Filho, apresentou os principais resultados obtidos, destacando a distribuição das ocorrências, os dados mais recentes de produção e características mineralógicas e tecnológicas dos materiais e apontou novas áreas potenciais para extração das substâncias estudadas.

O autor elogiou a estruturação do setor, tanto em relação à produção quanto à organização das associações e sindicatos. Foi ressaltada a importância da colaboração de mineradoras e instituições, com relação à obtenção de amostras e dados e da parceria com o Laboratório de Análises de Rochas e Minerais da UFPR (LAMIR) para realização de análises.
Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Silva Andriotti, destaca a importância dos projetos da CPRM para o setor produtivo de minerais industriais.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), José Leonardo Silva Andriotti, informou ao público presente que a CPRM já desenvolveu cerca de vinte projetos e possui mais cinco em andamento referentes ao cadastramento e à caracterização de matérias-primas para uso na construção civil em regiões metropolitanas do Brasil, destacando ainda o impacto dessas publicações no fomento ao setor mineral.

O evento contou com a presença de representantes da Superintendência do Paraná da Agência Nacional de Mineração (ANM/DNPM-PR), do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e de associações e sindicatos paranaenses do setor, além de mineradores paranaenses, profissionais autônomos da área de Geologia e professores e alunos do Departamento de Geologia da UFPR que organizaram a SEGEPAR.

Chieregati autografou o Informe aos presentes e confraternizou com alunos de geologia da UFPR, organizadores do evento da SEGEPAR
Representando a CPRM também compareceram o Chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Marcelo Esteves Almeida, o Superintendente Regional de São Paulo (SUREG-SP), Júlio César Andreolli Caliento, o Gerente de Geologia e Recursos Minerais da SUREG-SP (GEREMI), Maurício Pavan Silva e a Chefe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA), Mariane Brumatti e a equipe do NUBA, atualmente formada por nove pesquisadores e uma secretária. Ao final do evento houve distribuição de exemplares do Informe autografados por Chieregati e coquetel de confraternização.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400