quinta-feira, junho 7

Serviço Geológico do Brasil inicia levantamento geoquímico do Projeto Contendas-Macajuba

Diferentes situações de coleta de sedimento de corrente e concentrado de bateia
 O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deu início ao levantamento geoquímico do projeto Contendas-Macajuba. Desenvolvido na porção central do Estado da Bahia, contempla áreas que carecem de cartografia geológica básica em escala regional. Devido à importância como subsídio ao conhecimento geológico e do potencial mineral da região, o projeto priorizou o levantamento geoquímico regional, ampliando orçamento da atividade. 


O trabalho de campo do projeto foi iniciado com o levantamento geoquímico de superfície entre os dias 02 e 26/05, com a coleta de amostras de sedimento de corrente e concentrado de bateia em leito ativo de drenagens em mais de quatrocentas estações de amostragem distribuídas numa área de cerca de 9.000 km², equivalente a mais de 60% do programado.

A campanha de campo, organizada pela pesquisadora em geociências da Divisão de Geoquímica Caroline Couto Santos, contou com a participação dos pesquisadores Douglas Almeida Silveira, Felipe Rocha Abreu e Silvana de Carvalho Melo. Os técnicos em geociências Gersonita Miranda Monteiro, Francisco das Chagas e Almir Gomes Freire, além do auxiliar em geociências Amilton de Amorim Benício, deram suporte aos pesquisadores durante as coletas.
Equipe de pesquisadores e técnicos que participaram da etapa de campo

Segundo o Chefe da Divisão de Geoquímica, Cassiano Castro, esta campanha de campo teve dentre os seus objetivos, a uniformização de procedimentos de coleta de amostras geoquímicas no semi-árido brasileiro. Pela primeira vez os quatro geoquímicos que trabalham no Nordeste Brasileiro trabalharam juntos em uma mesma etapa de campo.

Vale ainda destacar, a participação de Cassiano Castro durante a primeira semana demostrando em campo os melhores locais de coleta de sedimento de corrente, concentrados de bateia e materiais geológicos, como pegmatitos e possíveis veios de quartzo mineralizados.

Localização das estações de amostragem na nova plataforma da Esri
O chefe da Divisão de geoquímica, Cassiano Castro, demonstra aos auxiliares de campo como é realizado o processo de bateamento



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400