quinta-feira, maio 10

Serviço Geológico do Brasil e da Argentina definem áreas de interesse para atuação conjunta em projetos a partir de 2019

Representantes CPRM e Segemar em Foz do Iguaçu

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Serviço Geológico da Argentina (Segemar) reuniram-se entre os dias 2 e 4 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), para discutir projetos conjuntos a serem desenvolvidos a partir de 2019. No encontro, foi assinada pelas duas instituições a  ata de intenções de atuação conjunta em projetos nas áreas das geociências. Também foi definida uma agenda de reuniões a serem desenvolvidas neste ano por videoconferência para a formatação dos projetos.


De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, a parceria vai se desenvolver em projetos nas áreas de Geologia, Recursos Minerais, Riscos Geológicos, Hidrogeologia, Estudos Geoambientais, Geotecnia, Museu de Ciências da Terra, Laboratório de Química Mineral, Rochagem e remineralização de solos, bancos de dados como Siagas e Rimas, além de prever a realização de excursões técnicas de interesse mútuo, como forma de capacitar as equipes. “Já para o primeiro semestre de 2019 está prevista a realização de excursões técnicas em conjunto, de cunho geológico-metalogenético, nas Cordilheiras dos Andes e Sierras Pampeanas (Argentina) e na região de Carajás no Pará (Brasil)”, relatou.

Segundo o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Fernando Pereira de Carvalho, neste momento está sendo desenvolvido um trabalho em conjunto com diferentes grupos identificando interesses e selecionando projetos prioritários de ação.  Os responsáveis de cada área temática de ambos os Serviços Geológicos definirão, antes de 31 de outubro, para cada uma das ações escolhidas: programa de trabalho, pessoal, cronograma e custos. “Brasil e Argentina são as duas maiores economias da América do Sul só isto justificaria uma parceria de longo prazo para trabalhos comuns que interessem aso dois países”, destacou.

Participaram do encontro, o presidente do Segemar Julio Rios Gómez, diretor nacional do Segemar Eduardo Zappettini, o diretor técnico do Instituto de Tecnologia Mineral (Intemin) Néstor Altamira, diretora de geologia Regional Segemar Graciela Vujovich, a diretora de Geologia Ambiental Segemar Alejandra Tejedo, o diretor de Recursos Geológicos Mineral Eduardo Marquina. Além do diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Fernando Pereira de Carvalho, representaram o Serviço Geológico do Brasil, o diretor do Laboratório Químico, Intemin/Segemar Andrés Pinto, o chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) Marcelo Esteves Almeida, o coordenador executivo do Laboratório de análises Químicas (LAMIN) Américo Caiado Pinto, o chefe do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), Jorge Pimentel e o coordenador-geral de Capacitação e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério de Minas e Energia Samir Nahass.
Alguns projetos já foram desenvolvidos pela CPRM e Segemar, mas em conjunto com outras instituições da América Latina, como exemplo, o Mapa Hidrogeológico da Bacia do Rio da Prata, o Mapa Geológico do Mercosul e o Mapa Tectônico da América do Sul.


Grupo de trabalho para definição de projetos prioritários 
Reunião de trabalho realizada em Foz do Iguaçu
Assinatura da ata de intenções de atuação conjunta entre Brasil e Argentina

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400