quinta-feira, maio 24

Pesquisadores participam de treinamento sobre Geodatabase


 
Profissionais da CPRM recebem capacitação no curso de Geodatabase

Geólogos, geógrafos e engenheiros do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram do curso sobre Geodatabase no escritório do Rio de Janeiro com o objetivo de conhecer os recursos da plataforma Esri e suas vantagens na integração de informações geoespaciais em uma mesma base de dados compartilhada.


O curso foi realizado entre 7 e 11 de maio e faz parte do programa de capacitação da plataforma Enterprise Geodatabase, software adquirido recentemente pela empresa e que  possibilita múltiplas vantagens no desenvolvimento de trabalhos de geoprocessamento, como maior segurança das informações, backup unificado, sistema multiusuário de edição, automatização de processos e agilidade na criação de aplicativos web mobile.

O pesquisador em geociências da Divisão de Geoprocessamento (DIGEOP) Carlos Mota explica que “o fluxo de informação é semelhante à produção de um texto em uma plataforma de blog. O colaborador escreve, alguém revisa e a publicação é então aprovada”.

O trabalho colaborativo permitirá evitar redundâncias e estimular a integração entre temas das geociências. Também será possível visualizar dentro do Catalog do ArcMap os mapas e bases compartilhados para consulta dos usuários internos, justificando assim a  importância da capacitação em todas as unidades regionais.

“Com a iniciativa, a CPRM está dando um passo a mais na utilização de banco de dados para produção e manutenção de informações”, explica Hiran Silva Dias, chefe da DIGEOP.

Em junho ainda haverá o treinamento do Workflow e Data Reviewer, ferramentas do ArcMap para controle de produção e qualidade de dados, além do curso de Image Server para profissionais que tenham noções de sensoriamento remoto.

O treinamento permitirá a criação de um catálogo de imagens responsável pela organização de todo o acervo da empresa, assim como realizar o recorte de imagens e habilitar algumas ferramentas de geoprocessamento diretamente no servidor. 

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br