Páginas

segunda-feira, maio 14

CPRM melhora indicadores de governança

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago Junior, entregou a certificação de nível 2 à CPRM durante solenidade em Brasília
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está entre as estatais que melhoraram significativamente o seu indicador de governança. A nota da instituição passou de 1,02 para 5,67. A empresa também ganhou certificação nível 2 pelo empenho que teve em adotar mecanismos de governança, transparência e compliance.


O resultado foi divulgado pela Secretaria de Coordenação de Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério do Planejamento, durante solenidade na sexta-feira (11/5) em Brasília.

O evento contou com a presença do diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, e do diretor de Administração e Finanças da instituição, Juliano Oliveira.

O diretor-presidente destacou que o resultado é o esforço de um trabalho coletivo capitaneado pela Diretoria de Administração e Finanças, que tem mobilizado toda a instituição em busca de um novo modelo de gestão focado em resultados, governança e qualidade dos produtos e serviços.

“Entre as ações que adotamos a partir de 2017 e ajudaram a melhorar o indicador, está a adequação da empresa à nova lei das estatais, que culminou com um novo estatuto e a criação de unidades internas de governança, como novas áreas de conformidade, gestão de riscos e controles internos, que já estão em pleno funcionamento”, disse Colnago.

Indicador de Governança IG-SEST – É um instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais de controle direto da União. O indicador avalia práticas de gestão e transparência das empresas públicas de controle direto da União (dependentes e não dependentes).

A nota média do IG-SEST das 46 empresas estatais submetidas ao índice neste segundo ciclo cresceu 70% em relação ao primeiro ciclo, divulgado em novembro de 2017.

O Ministério do Planejamento destacou que o aumento foi fomentado, principalmente, pelo resultado do indicador das empresas Casemg, Codeba, ECT, Infraero, CBTU, CEITEC, CONAB, CPRM, EPE e HCPA, que contaram com uma elevação de mais de 4 pontos em suas respectivas notas.

Solenidade reuniu representantes das estatais que tiveram avaliação positiva dos indicadores de governança



Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br