sexta-feira, abril 13

Serviço Geológico do Brasil participa do METS 2018 em Madri


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou entre os dias 10 e 12 de abril em Madri, na Espanha, do METS 2018, conferência e feira de profissionais do setor de prospecção e mineração da União Europeia e da América Latina. A participação da CPRM, representando o governo brasileiro, teve como objetivo apresentar as potencialidades minerais do Brasil para investidores do setor privado, além da possibilidade de firmar novas parcerias com representantes de órgãos governamentais, de fomento financeiro, pesquisa e indústria.


Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti


Representando a CPRM, o diretor de Geologia e Mineração, José Leonardo Andriotti, participou da primeira sessão plenária do evento com o tema Investimentos e Negócios na América Latina, juntamente com representantes da Argentina, México, Áustria, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Andriotti proferiu palestra sobre as potencialidades minerais do Brasil e sobre o papel da CPRM no avanço do conhecimento geológico do País para uma plateia de cerca de 200 pessoas presentes.

A sessão plenária de abertura abordou o tema exploração mineral responsável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o desenvolvimento e a manutenção da cadeia de valor       forte e sustentável para beneficiar todas as economias envolvidas. O Brasil foi representado pela integrante do Ministério de Minas e Energia, Maria José Gazzi Salum.

Na programação, o Brasil foi representado ainda no workshop Políticas Mineiras Nacionais e Crescimento Econômico, com a palestra A Revitalização da Indústria Mineira Brasileira, por Frederico Oliveira, chefe de gabinete do secretário de Minas e Energia e Ricardo Parahyba, Agência Nacional de Mineração (ANM-DNPM), que falou sobre a nova Agência Nacional de Mineração no Brasil - ANM (Lei 13575/2017). No workshop sobre inovação, palestrou Fernando Lins, do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), sobre o tema A investigação e os Serviços Tecnológicos no CETEM. Também estiveram presentes Samir Nahas e Lilia Santagostino do Ministério de Minas e Energia.


Andriotti ao lado de representantes da Argentina, México, Áustria, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.



Andriotti apresenta o papel da CPRM e as potencialidades minerais no Brasil no METS 2018