quinta-feira, abril 26

Serviço Geológico do Brasil entrega setorização de risco de 52 municípios de SC



 
Técnicos da CPRM e da Defesa Civil de Santa Catarina na entrega da setorização de risco realizada no CIGERD
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) entregou nesta quarta-feira, dia 25/04, dados da setorização de risco de 52 municípios de Santa Catarina. O evento ocorreu às 10h no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Estado de Santa Catarina (CIGERD), em Florianópolis. Trata-se da segunda remessa entregue à Defesa Civil, que somadas às informações entregues em março, totalizam 112 municípios. A CPRM esteve representada no evento pelos coordenadores técnicos do projeto Diogo Rodrigues da Silva e Sandra Fernandes da Silva.



No total, foram setorizados 166 municípios como parte do convênio celebrado entre a CPRM e o governo do Estado de Santa Catarina, sendo 153 setorizações em municípios que não tinham estes dados, e 13 atualizações de setorizações de municípios já mapeados pela CPRM em 2014. Os produtos incluem mapas e limites de setores de risco geológico alto e muito alto frente a movimentos de massa e o relatório final produzido pela equipe técnica que efetuou as atividades de campo.

Também foram entregues, dentro da meta de elaboração de pré-cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e eventos de natureza hidrológica, a modelagem de bacias suscetíveis a enxurrada do Estado de Santa Catarina. Em fevereiro e março foram entregues os modelos de movimento gravitacional de massa (deslizamentos) e de bacias suscetíveis a corridas de massa. Todos os produtos foram elaborados em meio digital para alimentar o sistema de planejamento, monitoramento e gerenciamento de risco do Estado.

Além da setorização de risco e elaboração de pré-cartas de suscetibilidade, a CPRM está efetuando mapeamento de perigo de acordo com os aspectos metodológicos preconizados no manual de mapeamento do Projeto Gides (Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais) em cinco municípios pilotos: Braço de Norte, Santo Amaro da Imperatriz, Guaramirim, Rio do Sul e Herval do Oeste. O Projeto GIDES foi realizado entre os anos de 2013 e 2017 a partir da cooperação internacional entre os Governos do Brasil e do Japão, envolvendo diversos ministérios e agências do governo federal e os governos dos Estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro e dos municípios de Blumenau, Nova Friburgo e Petrópolis.

Os cinco municípios selecionados representam os diferentes compartimentos geológicos-geomorfológicos do Estado de Santa Catarina e foram estrategicamente selecionados para que metodologia de mapeamento de perigo seja adaptada para as diferentes mesorregiões do Estado de Santa Catarina. No futuro, os municípios poderão aplicar e validar esta metodologia de mapeamento de perigo em seu território. Até o final do projeto também deverão ser realizados ao menos quatro treinamentos para agentes municipais de proteção e defesa civil.

O gerente de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rudorff, destacou o caráter inovador do projeto executado pela CPRM, que irá proporcionar avanços significativos em termos do conhecimento dos riscos no território catarinense. “O estado será o primeiro do Brasil a ter todo o seu território mapeado para os riscos de deslizamentos, enxurradas e inundação graduais. Os produtos entregues deverão subsidiar as áreas de gestão de riscos de desastres e de planejamento territorial com informações estratégicas para a elaboração de planos diretores, planos de contingência e planos de redução de riscos e a implementação de núcleos comunitários de proteção e defesa civil e de sistemas monitoramento e alerta voltados para a população de áreas de risco”, afirmou. 

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br