sexta-feira, abril 27

Impacto social da atuação da CPRM é destaque do 1º Integra 2018 em Porto Alegre


Superintendente regional de Porto Alegre, Ana Claudia Viero

Com o objetivo de promover a integração e fortalecer os relacionamentos entre os colaboradores, a Superintendência Regional da Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou nesta quarta-feira, dia 25/04, o 1º Integra 2018. Na programação, foram apresentados projetos da empresa com importante impacto na comunidade, além de temas relevantes relacionados a infraestrutura, administração e gestão da empresa.


De acordo com a superintende regional interina, Ana Claudia Viero, a programação do evento foi construído com a contribuição de todas as gerências para dar mais visibilidade para todos os empregados às atividades executadas, que contribuem para desenvolvimento socioeconômico do país. “Quando cada um entende o que o outro faz, fica muito mais fácil alcançar um resultado de excelência, pois é criada uma compreensão mútua do papel que cada um desempenha, todos com igual relevância”, destacou.

Na programação, a Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina foi apresentada pelo geólogo Marlon Hoelzel. A CPRM atua no monitoramento dos recursos hídricos desde 2004, cadastramento e monitoramento de bocas de mina abandonadas, implantação da rede de poços de monitoramento de água subterrânea e recuperação das áreas degradadas sob responsabilidade da União. No total, serão recuperadas acerca de 1,3 mil hectares e aproximadamente 220 bocas de minas. “Entre os resultados preliminares podemos destacar a recuperação de 70% das áreas degradadas da microbacia do rio Mãe Luzia que gerou uma melhoria nos parâmetros de qualidade dos recursos hídricos”, destacou Marlon.

A atuação da CPRM frente aos desastres naturais ocasionados por eventos hidrológicos críticos foi o tema apresentado pelo engenheiro hidrólogo Franco Buffon. Ele destacou que a CPRM opera 75% da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), formada por estações automáticas que subsidiam com informações em tempo real os Sistemas de Alertas Hidrológicos. Atualmente, a CPRM opera 12 sistemas de alerta, entre eles dois no RS, rio Caí (RS) e rio Taquari (RS), além do rio Uruguai (RS) em fase de instalação. “Os sistemas de alertas hidrológicos informam com antecedência a ocorrência de inundação, ajudando na proteção da vida e dos bens materiais da população em risco, beneficiando aproximadamente sete milhões de pessoas em todo o Brasil”, destacou.

Dúvidas sobre os processos administrativos da CPRM foram abordadas pelo gerente de Administração e Finanças, Leandro Borowski. À tarde, a Suplam, Escritório de Projetos, Mapa Estratégico e Painel de Bordo foram apresentados pelas integrantes da Suplam Patrícia Duringer Jacques e Emilia Mezavilla. O chefe da DIINFO, Ricardo Barcelos, encerrou a programação de palestras falando sobre o processo de padronização tecnológica da CPRM. Ao final, todos os participantes foram convidados para realizar atividade laboral, conduzida pelo educador físico Rafael Roncoli.  
 
Geólogo Marlon Hoelzel
Engenheiro hidrólogo Franco Buffon
José Luciano Stropper ganhador da cesta oferecida pelo ecônomo do refeitório Iago Rosa Amaral Moreira
Homenagem ao Paulo Rogério Ribeiro da Silva pelos 37 anos de trabalho na CPRM
Aula de laboral com o educador físico Rafael Roncoli
 
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br