quarta-feira, março 28

Aquíferos do Distrito Federal ganham modelo conceitual em 3D

Maquete virtual desenvolvida por pesquisadores da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT/CPRM)


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (Adasa) e o Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) apresentaram, durante o Fórum Mundial da Água, a maquete virtual em 3D do modelo conceitual dos reservatórios profundos do Distrito Federal.

A iniciativa partiu da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, sob a coordenação do assessor Thales Sampaio, em um trabalho conjunto entre os técnicos da CPRM e os analistas da UNB e Adasa, que forneceram os dados cartográficos para a elaboração da animação virtual. Esses dados foram compilados pelo pesquisador em geociências Dario Peixoto. Segundo Dario, um dos objetivos da construção deste modelo é o direcionamento de informações científicas para que o público conheça mais sobre os principais aquíferos da região.


Para Thales Sampaio, o modelo apresentado no Fórum é o início de um processo de mediação  científica, que busca levar informações sobre as geociências em uma linguagem acessível para pesquisadores, professores e estudantes. “A maquete virtual facilita o estudo dos dados dos aquíferos do Distrito Federal e será muito útil para ajudar as pessoas a compreenderem as interações entre água superficial, subterrânea e meteórica”, destacou Sampaio.

O modelo apresentado no 8° Fórum Mundial da Água representa o início de um processo contínuo de mediação científica. Nele, serão adicionados novas informações, gerando outras imagens que ficarão disponíveis a todos os pesquisadores e analistas do Serviço Geológico do Brasil e a comunidade acadêmica.

Entenda o modelo – A parte principal mostra um mapa em relevo (maquete virtual), com tons de verde que significam os reservatórios profundos (domínio fissural). Uma fina camada marrom-claro circunda toda a maquete e representa a localização aproximada dos reservatórios superficiais (domínio poroso) e também os mecanismos teóricos de entrada de água das chuvas nos dois domínios (quadro-01 à direita).

A nota explicativa detalhes sobre o Modelo Conceitual dos Reservatórios dos Aquíferos do Distrito Federal está disponível para download no site da CPRM.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400