quinta-feira, janeiro 18

Encontro vai reunir órgãos do governo para discutir ações que vão contribuir com o conhecimento da superfície geoidal brasileira


Promovida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Oficina de Trabalho: “Discussão de Estratégias Conjuntas de Órgãos do Governo Federal para a compatibilização de altimetria e batimetria e gestão do risco associado à mudança do clima” acontece no dia 25/1 no escritório da CPRM, no Rio de Janeiro.


O encontro contará com representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Ministério da  Integração, ANP, IBGE, Secretaria de Patrimônio da União - SPU, Marinha do Brasil e governos estaduais.

O principal objetivo desse encontro é a troca de experiências e a deliberação de ações estruturantes, envolvendo contribuições de órgãos do governo federal, e outras parcerias, para a modernização da componente vertical do Sistema Geodésico Brasileiro, e consequente integração das altitudes terrestres e marítimas, como subsídio ao gerenciamento costeiro.

“Queremos o refinamento do Geoide e uma linha de costa precisa,” explica Hortência Maria Barboza de Assis, pesquisadora da CPRM, que representa a instituição no Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro  (Gi-Gerco), no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar  (CIRM).

Hortência explica ainda que essa iniciativa do encontro surgiu com o propósito de definir em que ações CPRM, envolvendo suas Diretorias de Geologia e Recursos Minerais (DGM) e Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) e demais setores da instituição, podem colaborar com o Programa Nacional de Conservação da Linha de Costa Brasileira (PROCOSTA), conjuntamente com as demais entidades envolvidas com essa ação.

 “Especialmente na área de aerolevantamento geofísico e emprego da tecnologia LiDAR – aerobatimetria a laser e, posteriormente, na gestão do risco e monitoramento dos processos na zona costeira”, diz a pesquisadora.

Durante o evento serão realizadas apresentações do coordenador do Comitê CICVTM do IBGE, Roberto Luz, e do representante do MMA - Procosta, Régis Lima, além de projetos da CPRM que têm interface com a pauta, culminando com as discussões onde se pretende deliberar sobre a contribuição de cada instituição.


Confira a programação:

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400