quinta-feira, dezembro 21

Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID) se reúne com equipe de gerentes nacionais

Equipe Derid

Gerentes e assistentes de Relações Institucionais das unidades regionais se reuniram, no escritório do Rio de Janeiro, no dia 05 de dezembro, com gestores e técnicos do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID), para avaliar o desempenho nacional da área em 2017 e discutir o planejamento estratégico de 2018. O chefe do DERID, Marco Tulio Naves de Carvalho, destacou que é necessário aperfeiçoar o processo de comunicação com o público interno e externo e desenvolver novas parcerias, enfatizando que os gerentes são a ponte para que esse processo se consolide.


 “Como todas as estatais, também teremos que buscar recursos externos para nos manter e gerar novos produtos de qualidade para a sociedade. Para isso, estamos procurando realizar parcerias com outras instituições. Precisamos, ainda, fortalecer a comunicação da empresa com a sociedade e com seus próprios funcionários, horizontalizando a comunicação e tornando os processos mais ágeis e eficientes. Ainda, torna-se necessário continuar capacitando as equipes técnicas, de forma que o DERID e as gerências regionais possam prestar serviços cada vez melhores à sociedade e à CPRM. Espero que em 2018 nós possamos trabalhar de maneira mais efetiva”, disse Marco Túlio.

A dinâmica da reunião envolveu apresentações por parte de todos os gerentes regionais e assistentes de produção da Diretoria de Relações Institucionais, o que trouxe informações preciosas sobre o desenvolvimento das atividades de relações institucionais, comunicação e divulgação. Ao final, as metas do departamento para 2018 foram apresentadas e discutidas entre a equipe, com comprometimento geral de união de forças em direção a melhorias contínuas no Serviço Geológico do Brasil.

INTEGRACPRM - Durante o evento também foi feito um balanço do programa de comunicação interna INTEGRACPRM, que mobilizou as regionais nos últimos meses e se consolidou como um espaço de discussão, troca de experiências e difusão da comunicação horizontal. “Foi um momento para conhecer as boas práticas dos colegas e também contar das nossas. Falar das dificuldades para, juntos, criarmos soluções”, avaliou Carlos Eduardo Dantas, o Kdu, gerente de Relações Institucionais da Superintendência de Recife. René Luzardo, gerente de Relações Institucionais da Superintendência de Manaus, também concorda com Kdu: “Conviver e colaborar com esta equipe foi uma experiência muito proveitosa e gratificante, que certamente trará bons frutos” disse.

“Agradeço imensamente a oportunidade que tivemos de compartilhar ideias, boas energias e experiências”, conta Maiza Martarole, assistente de produção da DRI em Porto Velho. “Tivemos a oportunidade de conhecer todos os GERIDEs, alguns jovens, cheios de ideias, energia e já mostrando ótimas experiências. Vamos nos inspirar uns nos outros para melhorar cada vez mais o nosso trabalho e entusiasmar nossas equipes”, disse Ana Cláudia Viero, superintende de Porto Alegre.


O planejamento estratégico da área de Relações Institucionais e Divulgação contempla, para 2018, o desenvolvimento de novas parcerias, voltadas principalmente para a recuperação do Museu de Ciências da Terra e criação de minimuseus nas unidades regionais, construção do Centro de Referência em Geociências e parcerias no uso e gestão das litotecas, dentre outras. Além disso, o departamento, em parceria com as superintendências regionais e respectivas gerências apoiará integralmente a empresa em eventos técnico-científicos e de divulgação e focará na realização e expansão de projetos de comunicação interna e externa, incluindo o projeto INTEGRACPRM e o projeto Geociências na Escola, em um novo formato a ser construído em parceria com a iniciativa privada e outros órgãos do governo, a nível federal, estadual e municipal.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400