sexta-feira, dezembro 8

CPRM participa de encontro do Comitê Onegeology

Interface do Portal OneGeology

Na última terça feira (28), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da teleconferência do Comitê OneGeology para avaliar o desempenho  junto aos países membros, através dos representantes das sete regiões continentais.


Na agenda, além da discussão dos temas sobre as ações de aproximação entre o OneGeology e  a Commission for the Geological Map of the World (CGMW) e o desenvolvimento do Projeto 3D pelos países membros, foram analisados aspectos financeiros, adesão de associados e comunicação. 
  
No encontro, o Chair OneGeology,  Dr James Johnson, CEO, GeoScience Austrália, reconheceu a importância do Brasil, através da atuação da CPRM para incentivar as Organizações dos Serviços Geológicos (OSG´s) a se tornarem provedoras de dados junto ao OneGeology.

Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM e representante regional da América do Sul e Central, apresentou um relato sobre a atuação em curso da CPRM junto aos OSG´s.

No momento a CPRM vem colaborando com os serviços geológicos do Uruguai (DINAMIGE) e da Venezuela (INGEOMIN no processamento dos dados (WMS WFS) e harmonização das informações segundo padrão GeoSciML, para a  acessibilidade pela sociedade dos mapas geológicos desses países no portal OneGeology, com previsão para muito em breve. 

Em prosseguimento, a equipe técnica da CPRM tem concentrado esforços no processamento e harmonização dos dados do Mapa Tectônico da América do Sul, elaborado pela CGMW, e lançado a comunidade geocientífica durante o 35 IGC em Cape Town, Africa do Sul. A CGMW autorizou o OneGeology  a disponibilizar o mapa  no portal OneGeology, cuja acessibilidade a CPRM   estima para o primeiro trimestre de 2018.

O Comitê da OneGeology também foi informado sobre a nomeação do Engenheiro Edgar Shinzato da CPRM, que será o colaborador sobre do website do OneGeology, na parte referente a América do Sul e Central.

O que é OneGeology?

Criado em 2002 pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) e pela UNESCO, o OneGeology é uma iniciativa coordenada pelo British Geological Survey, que no momento conta com 119 países associados, em diferentes categorias.  Seu objetivo é tornar acessível, via web, informações sobre geologia e dados de mapas geológicos no contexto mundial, através do portal OneGeology, sediado no Serviço Geológico Francês (BRGM) .

O Brasil, membro principal e único no continente, através da CPRM, tem desempenhado papel relevante nessa iniciativa. O Brasil foi o quarto país provedor de dados geológicos no portal OneGeology e o primeiro a ser credenciado na categoria 5 estrelas (grau mais alto), ao tornar acessível, no contexto global - em GeoSciML, os mapas do Brasil: Unidades Litológicas e Unidades Cronológicas, além do  Mapa Hidrológico (WMS e WFM). 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400