terça-feira, dezembro 12

CPRM e governo de Mato Grosso firmam convênio para avaliar potencial mineral no sudeste do Estado

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinou convênio com o governo de Mato Grosso para dar apoio técnico-científico na avaliação do potencial mineral no sudeste do Estado, na região dos municípios de Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Paranatinga. Com o acordo serão desenvolvidas pesquisas geológicas focadas em mineralizações de fosfato, tanto de origem sedimentar como ígnea. O potencial mineral de outros bens minerais também será investigado, como calcário, diamante e materiais utilizados na construção civil.
Assinatura do convênio consolida parceria entre a CPRM e Estado do Mato Grosso

“Esse acordo é fruto do trabalho do Luiz Fernando Magalhães, nosso superintendente de Goiânia, que faleceu recentemente. Ele teve papel decisivo na articulação dessa parceria”, afirmou o diretor-presidente durante assinatura do convênio na sexta-feira, dia 8, no Rio de Janeiro, que teve a presença do diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Silva Andriotti, do diretor de Administração, Juliano Oliveira e do atual superintendente de Goiânia, Gilmar José Rizzotto.
“O estudo será efetivado em áreas-alvo previamente definidas por meio de mapeamento geológico, com a execução de levantamento geoquímico (amostragem de rocha e solo), processamento de dados geofísicos, geoquímicos, estudos laboratoriais e sondagens.”, explica o diretor José Leonardo Silva Andriotti.
O trabalho será desenvolvido pelos pesquisadores da Superintendência Regional de Goiânia e do Núcleo de Cuiabá. “Pelo convênio vamos atualizar o Mapa Geológico do Estado, pois o mapa existente é de 2004, produzido na escala 1:1.000.000, vamos atualizá-lo com novas informações geológicas e dados adquiridos em projetos de pesquisa que foram e vem sendo executados pela CPRM em Mato Grosso, aliado as atividades de campo que serão realizadas em áreas merecedoras de detalhamento geológico,” explica o superintendente Gilmar José Rizzotto.
Rizzotto conta ainda que os produtos finais: mapa geológico, tectônico e de recursos minerais, além da base cartográfica do Estado serão disponibilizados em ambiente GIS, com interpretação e tratamento dos dados na escala 1:500.000. “Quero também destacar a participação do superintendente Luiz Fernando Magalhães (in memoriam) na condução desse ato tão significativo para o Serviço Geológico do Brasil e para o Estado de Mato Grosso, assim como o empenho da equipe da Gerência de Geologia de Goiânia na elaboração do Plano de Trabalho que dá suporte ao cumprimento deste Convênio”, finalizou Rizzotto.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400