terça-feira, dezembro 12

Celebração da Missa de Natal no Museu de Ciências da Terra


Padre Moraes celebra missa para os empregados da CPRM


No dia 04 de dezembro foi realizada no Museu de Ciências da Terra uma Missa em comemoração ao dia de Santa Bárbara, padroeira dos geólogos.


Celebrada pelo Padre Antônio José de Moraes, da Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Urca, o encontro serviu para marcar os festejos de Natal e a inauguração da “Árvore dos Afetos”, onde os colaboradores da CPRM são convidados a deixarem suas mensagens de final de ano.

Reza a história que Santa Bárbara originária da Nicomédia, atual Turquia, é considerada padroeira dos geólogos porque durante sua fuga da torre onde tinha sido confinada por seu pai, escondeu-se numa fraga (rocha escarpada), que se abriu para recebê-la.
Durante a homilia o padre Moraes reforçou a crença no poder Divino: “Desejo aos empregados da CPRM um Natal cheio da graça de Deus, Ele que é a jovialidade e é capaz de transformar. Sabemos que o que é impossível para nós, para Deus tudo é possível, por isso andemos com Ele, confiemos Nele, e vivamos espalhando pelo nosso modo de viver a presença Dele em nossa vida. Feliz Natal a todos”.
Após a missa foi promovido um lanche colaborativo com todos os empregados que estiveram presentes.

Por fim, aconteceu o evento “Tertúlias das Geociências”, onde o paleontólogo Diógenes Campos fez uma narrativa sobre a criação da Terra e como se chegou a essa determinação. Começou sobre a narrativa bíblica e terminou analisando sobre a ótica científica.

Segundo os dicionários, tertúlia é uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente de frequentadores de um local que se reúnem regularmente para discutir vários temas ou assuntos.


O “Tertúlia das Geociências” do MCTer acontecerá mensalmente com a eleição de um tema específico de geociências, com o objetivo de divulgar e debater esse ramo da ciência, como também de servir como instrumento educativo para a sociedade.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400