segunda-feira, novembro 6

Sureg-GO tem palestra sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

Os empregados da Superintendência regional de Goiânia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram na manhã de terça-feira, dia 31 de novembro, de capacitação em animais peçonhentos, visando a prevenção contra acidentes e também orientação em atendimentos a acidentados. A palestra foi ministrada pela médica veterinária Veruska Castilho de Oliveira, do Centro de Informação Toxicológica de Goiás (CIT-GO).

Empregados participam de capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos 

A palestra contou com a participação da maioria dos empregados da unidade, principalmente aqueles que realizam atividades no campo, sendo organizada pelos representantes do Grupo de Saúde e Segurança da SUREG-GO: a pesquisadora em geociências Denise Christina de Rezende Melo e o técnico em geociências Rubem de Souza Monção Jr. A capacitação foi realizada na AECPRM-GO.

A importância dos acidentes por animais peçonhentos para a saúde pública pode ser expressa pelos mais de 100 mil acidentes e quase 300 óbitos registrados por ano. A maioria dos casos ocorre nos meses de verão entre janeiro e março. Destes, os acidentes com escorpiões vêm adquirindo magnitude crescente, correspondendo em 2014 a 56,1% das notificações, segundo dados do SINAN.

Existem alguns cuidados para prevenção de acidentes com serpentes como usar botas de cano alto ou perneiras de couro, botinas e sapatos, que evita 80% dos acidentes e usar luvas de couro para manipular folhas secas, montes de lixos, palhas e entulho, evitando cerca de 20% dos acidentes, além do cuidado com a limpeza para evitar proliferação de ratos, principal alimento das serpentes e com a vedação de buracos nos muros, no chão ao lado das casas e frestas de portas.

Em caso de uma picada de uma serpente, deve-se manter a calma e ligar para o número de 0800, Centro de Informação Toxicológica para receber as orientações iniciais. Lavar o local da picada com água limpa e sabão. Se não tiver sabão, lave apenas com água limpa. Colocar uma gaze ou pano limpo sobre a picada para evitar moscas. Manter o acidentado deitado, com o mínimo de movimento possível. Não deixe que ande, corra ou se locomova sozinho, desde que isto não retarde o atendimento médico. Se a picada foi no braço ou na perna, mantenha o membro ferido mais alto que o resto do corpo. Se possível, traga o transporte até o paciente, ao invés de removê-lo. Se possível, verifique as características da serpente (formato da cabeça, calda, tamanho e cor) e o ambiente onde a mesma se encontrava.



Centro de Informação Toxicológica (fone nacional):  0800 722 6001

Centro de Informação Toxicológica (Goiás): 0800 646 4350 

Médica veterinária Veruska Castilho de Oliveira do CIT-GO 
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400