quinta-feira, novembro 9

Nathalia Roitberg apresenta trabalho sobre acessibilidade



A gestora do Museu de Ciências da Terra, Nathalia Roitberg, apresentou no IV CongressoInternacional de Educação de Museus e Acessibilidade, em Lisboa, o trabalho “Práticas de Inclusão: um Laboratório para a Acessibilidade Universal?”.

Nathalia discorre sobre a importância do programa de mediação do museu promovendo oficinas e atividades socioeducativas inclusivas, e o quanto este trabalho com pessoas com necessidades especiais promove acessibilidade atitudinal, surgindo assim um rompimento de barreiras para a educação científica, auxiliando-os no exercício de sua cidadania.

Mostra como a geociências pode ser apresentada a esses visitantes usando uma linguagem multissensorial, principalmente porque o museu encontra-se localizado próximo a duas instituições voltadas para pessoas com deficiência: o Instituto Benjamin Constant e o Instituto Psiquiátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“A mediação torna-se imprescindível na medida em que pode proporcionar o diálogo e a interação do sujeito com o conhecimento, ressignificando barreiras de preconceitos e estimulando a busca por maior autonomia.O trabalho do mediador tornou-se a chave que abre as portas para a inclusão”, diz Nathalia.

Ao escolher esse tema para a sua apresentação, trouxe para a sociedade  a reflexão dos benefícios da adoção de políticas públicas de acessibilidade nos espaços culturais.