quinta-feira, novembro 16

Museu de Geologia realiza atividade em comunidade carente de Porto Alegre

Nathalia Roitberg e Andrea Sander com mebros da comunidade Vila Pinto, em Porto Alegre
No dia 31 de outubro de 2017, o Museu de Geologia da CPRM, em Porto Alegre, realizou atividade de divulgação científica na comunidade carente da Vila Pinto, em iminentes condições de risco social, tais como: doenças, gravidez precoce e criminalidade.


Na ocasião, foi apresentado trabalho da visionária líder da comunidade, Marli Medeiros, o Centro Cultural James Kulisz – CEJAK, criado a partir da necessidade apontada pelas recicladoras associadas do Centro de Triagem que ficavam preocupadas, pois enquanto trabalhavam seus filhos ficavam sozinhos, expostos aos riscos que a “rua” oferecia.

Uma verdadeira protagonista feminina nas lutas sociais das comunidades marginalizadas, Marli acumula dezenas de prêmios ao redor do mundo, através de seu projeto que tem como principal objetivo transformar a condição de pobreza e violência no local através da reciclagem e educação, como vetores de promoção, a defesa e a garantia dos direitos da comunidade local, e potencializar os envolvidos a serem futuros multiplicadores das ações desenvolvidas para o benefício da coletividade.
O projeto auxilia 150 famílias que alternam os turnos de trabalho com aulas sobre temas gerais e esportes em uma metodologia construtivista promovendo o conhecimento em interação com o indivíduo e valorizando os saberes tradicionais da comunidade.


Durante a atividade a pesquisadora em geociências Andrea Sander transmitiu informações sobre o solo, e a importância  que os recursos minerais e os processos de fossilização nos trazem sobre a história da Terra. Na ocasião, os alunos puderam manipular amostras de rochas e fósseis aprendendo sobre a sua aplicação no nosso cotidiano. A atividade foi acompanhada por Nathalia Roitberg, gestora do Museu de Ciências da Terra, que foi a Porto Alegre visando à implementação do planejamento estratégico da integração e gestão com partilhada dos museus da CPRM. 

Andrea Sander durante atividade na comunidade Vila Pinto