segunda-feira, novembro 6

CPRM participa de Congresso sobre Meio Ambiente Subterrâneo

 Equipe da CPRM que participou do congresso no stand da CPRM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do V Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo realizado em São Paulo, entre os dias 30 e 31 de outubro, em conjunto com o 2º Encontro Técnico de Produtos e Soluções para Águas Subterrâneas e a Feira Nacional da Água, a Fenágua. A programação do evento abordou temas importantes como novas tecnologias para o  monitoramento de águas subterrâneas e superficiais, a recuperação de áreas contaminadas e medidas de proteção.


Esteves Colnago durante abertura do congresso

A abertura do Congresso contou com participação do diretor-presidente interino, Esteves Colnago, e do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar, do chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho, e do assessor, Thales Sampaio, além de pesquisadores da CPRM que apresentaram trabalhos técnicos durante evento.

Pesquisadores da CPRM apresentaram estudos durante o evento

Em seu discurso, Antônio Carlos Bacelar destacou as principiais ações da CPRM para monitorar ás aguas subterrâneas no Brasil. Citou o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que conta com mais de 290 mil poços cadastrados e a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS), que busca ampliar o conhecimento hidrogeológico dos principais aquíferos do país. “A integração desses sistemas concretizou o inicio de um monitoramento permanente e contínuo  e mostra a importância do papel da CPRM”, afirmou o diretor.

Pesquisador da CPRM durante apresentação de estudo 


A CPRM esteve presente na Fenágua com stand onde  os visitantes  conheceram  os produtos e  serviços  que  a empresa desenvolve na área de hidrogeologia. A instituição participou ainda  ativamente das discussões técnicas,  painéis e debates.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400