O acordo foi assinado eletronicamente durante encontro no escritório do Rio de Janeiro e contou com a presença de representantes da empresa e do Ministério do Planejamento
O
Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinou com o Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão, no dia 09 de outubro, o acordo de cooperação técnica
para cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pela empresa. O
acordo foi assinado eletronicamente pelo diretor presidente, Esteves Conalgo,
já na plataforma digital do sistema, e pelo secretário-adjunto de gestão do
Ministério, Cassiano de Souza Alves, que na ocasião, destacou as vantagens da
implantação do sistema.
Participaram
da assinatura do acordo, o presidente do Conselho de Admistração da CPRM, Otto
Bitencourt, e os conselheiros Cassio Roberto Silva e Elmer Prata Salamão,
diretor de Admistração e Finanças Juliano Oliveira, o Consultor Jurídico,
Francisco Augusto Martins Modenesi, o secretário-geral João Batista Dias
Junior, o chefe de gabinete da Presidência, José Antônio Tebaldi Castellano, e
Roberta Pereira da Silva, chefe da rede de Biblioteca da empresa e gestora de
implantação do SEI; e Palmiro Capone.
Juliano
Oliveira explica que a iniciativa de implantar o SEI na empresa faz parte da
diretriz do programa SGB Digital, que
busca a disseminação de medidas técnicas relacionadas ao gerenciamento
de arquivos e documentos digitais, além de promover ações educacionais de
capacitação e treinamento, para adoção de práticas sustentáveis em todos os
processos de trabalho.
O
cronograma do plano de trabalho para implantar o SEI na empresa estabelece que,
a partir de abril de 2018, todos os processos administrativos da instituição
tramitarão eletronicamente.
Segundo
Roberta Silva, enquanto a instituição aguardava a assinatura do acordo, muitas
ações foram desenvolvidas, entre elas: a sensibilização das áreas, gestão
documental e a capacitação de funcionários pelo curso online SEI – Usar,
oferecido pela ENAP.
“Venho
percebendo uma grande expectativa dos funcionários da CPRM na implantação do
SEI, pois eles entenderam que são atores principais dessa mudança, no qual
trará muitos benéficos para suas respectivas rotinas de trabalho”, avalia
Roberta Pereira.
A iniciativa de implantar o Sei na empresa faz parte da diretriz do programa SGB Digital, que busca otimizar os processos promovendo a sustentabilidade
“No
início do ano, realizei o curso sobre o SEI com muita motivação e entusiasmo
porque a implantação do sistema é um instrumento de melhoria na gestão
pública”, conta Luciana Farias, que trabalha no escritório do Rio de Janeiro,
na da Auditoria Interna. Para Luciana, a iniciativa trará melhoria na
eficiência administrativa, trazendo celeridade e tempestividade aos processos
em todas as áreas.
Além
de mais transparência para sociedade, o SEI vai permitir a redução de custos e
eliminação de papel em conformidade com os programas de sustentabilidade na
empresa. “A Auditoria Interna também ganhará mais agilidade no acompanhamento
dos processos, contratos e documentos eletrônicos com consulta online e a
distância. O treinamento do SEI Usar é mais uma oportunidade para todos os
funcionários participarem do processo de modernização da nossa empresa”,
avalia.
Saiba
mais sobre o SEI - Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região
(TRF-4), o SEI já é adotado por diversos órgãos da Administração Federal. A
ferramenta eliminará o uso do papel e permitirá que todos os processos
administrativos da instituição se tornem eletrônicos, garantindo que os
colaboradores da CPRM iniciem ou acessem processos de qualquer computador nas
unidades regionais.
Com
uma interface simples e acessível, o SEI possibilita atuação simultânea nas
unidades regionais em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente,
reduzindo o tempo de realização de atividades e tornando os procedimentos mais
céleres, ganhando melhoria no desempenho, agilidade, produtividade,
transparência, satisfação do usuário e redução de custos.
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