terça-feira, setembro 19

Secretário defende importância da mineração para retomada do crescimento econômico do país

Vicente Lôbo destacou que o papel do governo é criar um ambiente favorável
 para o crescimento sustentável do setor assentado em boas práticas sociais e ambientais

“Acreditamos na força do setor mineral e em seu enorme potencial para gerar riquezas, empregos e renda. O Ministério de Minas Energia (MME)  tem pautado suas ações na certeza de que os setores de mineração e energia são fundamentais para a retomada do crescimento econômico”, afirmou Vicente Lôbo, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, na abertura do Congresso Brasileiro de Mineração, um dos mais importantes eventos de mineração da América Latina, que acontece de 18 a 21 se setembro, em Belo Horizonte.   

Vicente Lôbo estava acompanhado do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham, e do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca. Lôbo representou o ministro Fernando Coelho, na solenidade, nesta segunda-feira (18/9), que contou com a presença de lideranças nacionais e internacionais do setor mineral, autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, comunidade acadêmica e sociedade civil.

O secretário destacou que o cenário é promissor com o fim da recessão econômica que o país vive. “Considero que vivemos um momento histórico, de mudanças, em que passos importantes estão sendo dados rumo à modernização institucional e regulatória, demandada pelo setor há mais de três décadas”, disse referindo-se ao Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, lançado pelo governo para atrair novos investimentos, diversificar a matriz mineral e garantir a segurança jurídica.

Secretário participou ainda de talk show em que defendeu
 as iniciativas do governo para garantir a segurança jurídica
 e atrair novos investimentos
Lôbo adiantou que em breve o governo vai ofertar ao mercado 20 mil áreas com potencial para mineração visando atrair investimentos em pesquisa mineral. “Além disso, quatro projetos de grande potencial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) serão licitados no ano que vem. Eles estão inseridos no Programa de Parceria de Investimento”. O secretário também mencionou o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável da mineração brasileira, assentado em boas práticas sociais e ambientais.

Vicente Lôbo participa nesta quarta-feira (20/9), de painel especial, que vai debater o Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira. Lôbo vai falar sobre as principais alterações no código de mineração, mudanças no cálculo da CFEM, criação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e propostas do governo encaminhadas ao Congresso Nacional para impulsionar o setor. 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400