terça-feira, setembro 12

CPRM participa da Stone Fair Cachoeiro do Itapemirim no ES

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da 44ª edição da Cachoeiro Stone Fair, evento anual do setor produtivo de rochas ornamentais do Estado do Espírito Santo que se realiza na cidade de Cachoeiro do Itapemirim. Foi representada pelo assessor da Presidência, geólogo Urquiza de Hollanda, juntamente com representantes da Agência Nacional de Mineração e da Secretaria de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, entre os dias 22 e 24 de agosto. O evento reuniu mais de 19 mil visitantes, além de mais de 200 empresas de diversos setores aplicados à indústria de rochas ornamentais.

Assessor da Presidência Urquiza Hollanda na abertura da Cachoeiro StoneFair

Durante o evento e reuniões setorizadas com diversas instituições, o assessor da Presidência Urquiza de Hollanda apresentou o Serviço Geológico do Brasil como instituição governamental federal responsável pelos estudos e pesquisas nas áreas de geologia, hidrologia, hidrogeologia, recursos minerais, gestão territorial e desenvolvimento sustentável no Espírito Santo, por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte.
Urquiza de Hollanda lembrou que a CPRM lançou produtos dos estudos geológicos e minerais no Estado do Espírito Santo em junho: o Mapa Geológico do Estado do Espírito Santo - escala de 1: 400.000 e o Atlas de Rochas Ornamentais do Estado do Espírito Santo, duas fontes de consultas constantes no meio empresarial do setor, acadêmico-científico e governamental do estado, importante auxílio para atração de novos negócios para o setor. “A presença da CPRM neste dinâmico setor de rochas ornamentais é requerida, também, pelas instituições promotoras e participantes do evento, através de cursos específicos ministrados pela Divisão de Minerais Industriais (DIMINI) da SUREG-RE”, destacou. Citou ainda a intenção da CPRM de continuar com as pesquisas geológicas e associadas em escala de maior detalhe em diversos setores, incluindo setor de agregados industriais da Região Metropolitana de Vitória.  

Patrocinada pelo Sindicato da Industria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (SINDIROCHAS) e o Centro Tecnológico do Mármore e Granito do Espírito Santo (CETEMAG), a Cachoeiro Stone Fair  contou, ainda, com a presença de instituições como Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Ministério de Ciência e Tecnologia,  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM/RJ).