segunda-feira, agosto 7

Pesquisa Geológica no Brasil é tema de exposição no Museu de Ciências da Terra



 
Diógenes Campos, curador do acervo do MCTer, apresenta a exposição para os visitantes
O Museu de Ciências da Terra (MCTer) inaugurou a exposição “A História da Pesquisa Geológica no Brasil”, com extensa programação, onde reúne pesquisadores, estudantes, empregados da CPRM, bem como representantes das entidades federais situadas no bairro da Urca, Rio de Janeiro. A ação faz parte do 25° Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia.

Diógenes de Almeida Campos, curador do acervo do museu, disse que a exposição foi realizada com o intuito de estimular o interesse pela história da evolução da Geologia no Brasil. “A ideia é mostrar para os visitantes uma visão panorâmica do que foi feito principalmente no século XX, como histórias sobre as expedições estrangeiras que vieram ao Brasil, a criação da Comissão Geológica do império, a fundação da Escola de Minas de Ouro Preto, a criação do DNPM, e do CPRM, citando os grandes nomes da Geologia e levando os  presentes  a uma viagem pela História da Ciência”, comentou.  

A programação contou com a apresentação do Grupo GeoTales, da Universidade do Rio de Janeiro - Unirio, declamando poemas e contando histórias sobre a Geologia e Paleontologia, pedindo que os presentes identificassem  os elementos que tenham a ver com as Geociências. O Grupo GeoTales, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, tem parceria com o Museu e traz esse projeto quando da visita de escolas, como também com um grupo que dançou a  ciranda, que é um tipo de dança  e música típicas do Brasil.

Alunos da Creche da CPRM interagem com a exposição

Também voltado para o público infantil, os alunos da creche da CPRM puderam visitar a exposição. Eles se divertiram com o teatro falando de ciências, interagiram com a instalação pescaria/lixaria e aprenderam sobre a poluição das águas do Planeta e participaram da oficina com paleontólogos.

No “Café com o Cientista”, os pesquisadores Diógenes de Almeida Campos, Rodrigo da Rocha Machado, Rafael Costa da Silva e Patrícia Jacques se revezaram nas respostas aos presentes sobre os desafios das ciências, a pequena participação feminina nas ciências exatas, falta de subsídios, os benefícios da Geologia para o Planeta e para a sociedade em geral.

Clique aqui e confira a galeria de imagens. 
 
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400