sexta-feira, julho 14

Bacia do rio Jacuí pode receber estudo de viabilidade técnica para implantação e operação de Sistema de Alerta Hidrológico

Comitiva de São Jerônimo busca estudo de viabilidade técnica para implantação de SAH no rio Jacuí


Após conhecimento dos projetos do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) para as bacias dos rios Caí e Taquari estiveram visitando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesta terça-feira, dia 11, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Jerônimo, representando o prefeito do município Evandro Heberle e demais representantes municipais solicitando a realização de estudos de viabilidade técnica para implantação de um sistema de alerta no rio Jacuí.
A comitiva do município de São Jerônimo foi recebida pelos engenheiros Adriano Schorr, Marcia Pedrollo e Andrea Germano que apresentaram a experiência da CPRM na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional e o processo de implantação e operação dos 11 sistemas de responsabilidade da CPRM no Brasil, destacando os SAH dos rios Caí e Taquari ambos de responsabilidade da Superintendência de Porto Alegre (Sureg–PA).
Andréa explicou que os Sistemas de Alerta Hidrológicos são considerados, na engenharia, uma medida não-estrutural, onde visam a melhor convivência da população com as enchentes e inundações e são de caráter preventivo, ou seja, não adotam soluções físicas que implicam na execução de obras. “Este trabalho é muito importante pois tem o objetivo de gerenciar e reduzir os impactos causados por inundações, por meio do monitoramento contínuo, previsão dos níveis dos rios e divulgação de boletins”, explicou.
A coordenadora da Defesa Civil municipal, Leni Leal de Almeida, explicou que desde janeiro o município está sob decreto de situação de emergência acumulando muitos prejuízos financeiros, em função dos altos níveis alcançados pelo rio Jacuí, na bacia carbonífera do RS. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudney Santos, ficou de formalizar a intenção de parceria com a CPRM para desenvolver este projeto através de correspondência à Direção. 

Engenheiras Andrea Germano e Marcia Pedrolo apresentaram os SAH operados pela CPRM no RS