segunda-feira, junho 5

Rio de Janeiro sedia reunião sobre Sistema de Alerta Hidrológico

A equipe do Sistema de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve reunida no Escritório do Rio de Janeiro nos dias 23 a 25 de maio. Os objetivos do encontro foram alinhar as ações de operação dos 11 Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH); estruturar a implantação de um novo SAH em 2017, adaptar o orçamento dos alertas, bem como definir os municípios para a realização dos mapas de inundação.
Equipe da CPRM que atua no Sistema de Alerta Hidrológico

O encontro teve a abertura do chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid), Frederico Cláudio Peixinho, que destacou a prevenção e mitigação de eventos extremos como tarefa de grande valor público. Peixinho apontou ainda que cortes orçamentários obrigam a refazer orçamentos, porém afirmou que investimentos no aprimoramento das Salas de Situação, melhoria de software e capacitação em uso de modelagem hídrica não podem ser adiados.
Posição reforçada pela coordenadora executiva do Dehid, engenheira Andrea Germano, que defendeu a importância da valorização dos produtos gerados como valor público. Andrea coordenou o debate sobre o planejamento estratégico, e plano de ação 2017 e as ações de padronização, modernização e aprimoramento dos trabalhos, incluindo sugestões de toda a equipe e chefes de projeto. As avaliações também buscaram corrigir falhas no sistema, bem como projetar avanços no sistema, com metas para 2018.

Participaram da reunião: Andrea Germano, Luna Alves, Daniel Oliveira, Carlos Eduardo Dantas, Artur Matos, Emanuel Duarte, Giancarlo Bonotto, Janaina Silva, Rubens Kenup, Marcos Silviano, Roberto Fernandes, Leticia Patrus, Regis Silva, Andre Chagas, Marcelo Henriques, Lucas Peralta.