terça-feira, junho 13

Governo promove fórum para debater desenvolvimento do polo gesseiro do Araripe


O Ministério de Minas e Energia por meio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) promove I Fórum de Desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe. O evento acontece dia 19 de junho, em Araripina (PE) e vai contar com a presença do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e do diretor- presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, além de autoridades e representantes de instituições que atuam no setor gesseiro do estado.

Na programação estão previstas palestras sobre  estudos na bacia do Araripe que  indicam novas áreas para exploração da gipsita, insumo para fabricação de gesso, além de debates  sobre incentivos para o setor, como por exemplo, linhas de financiamento, utilização de energias alternativas, novas tecnologias para exploração e ainda soluções de infraestrutura que visam facilitar o escoamento da produção.

Os debates contarão com a participação de representantes das seguintes instituições: CPRM, DNPM, DNIT, Sindusgesso, ITEP e UFPE. O encontro busca discutir como fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.

O Polo Gesseiro do Araripe   gera 13,9 mil empregos diretos e 69 mil indiretos, com 42 minas de gipsita, 174 indústrias de calcinação e cerca de 750 indústrias de pré-moldados, que geram um faturamento anual na ordem de R$ 1,4 bilhão por ano. A pureza do minério varia de 88% e 98%, sendo considerado de melhor qualidade no Brasil.  A região do Araripe produz 84,3% do gesso consumido no país.

PROGRAMAÇÃO:
09h – Abertura com a presença do Ministro de Minas e Energia;
10h – Apresentações técnicas (CPRM, UFPE, DNPM, CHESF e ITEP);
13h – Intervalo para almoço;
14h – Palestras Temáticas (BNB, AD DIPER BANCO DO NORDESTE, AD DIPER, CELPE, COPERGÁS, DNIT e SINDUSGESSO);
16h – Mesa Redonda (CPRM, DNPM, SINDUGESSO e CISAPE);
17h – Encerramento

Inscrições pelo e-mail: mineração.araripe@cprm.gov.br ou pelo telefone (81) 3316-1402.

Endereço: CENTRO TECNOLÓGICO ARARIPE: Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Vila Santa Izabel, Arapirina/PE.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400