segunda-feira, junho 26

Diretor-presidente participa de seminário sobre inovação na indústria mineral


Evento reuniu representantes que atuam no setor mineral  do Brasil e Alemanha

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou na quinta-feira (22/6), em Belo Horizonte, os programas de desenvolvimento e de inovação (P&D) e cooperação com  o Serviço Geológico Alemão,  durante  o 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais. A iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria dos dois países discutiu como proporcionar conhecimento e expertise sobre as tendências e tecnologias alemãs para o setor, em especial com as oportunidades da Indústria 4.0. 
Ledsham  explicou o plano estratégico  2017/ 2021,  que atualizou a missão e a visão da empresa, que  tem como pilares para atingir os resultados, o comprometimento na entrega de valor para a sociedade, governança e gestão, incentivo inovação e tecnologia por meio de parcerias e pessoas.

O diretor-presidente destacou que a CPRM vai focar seu trabalho no conhecimento da superfície, ampliando oportunidades para a mineração, água, energia e alocação de resíduos. Para alcançar esse objetivo vai impulsionar novas tecnologias e inovação para fornecer novos dados e meios para modelar e prever processos geológicos, investigações geofísicas e geoquímicas de alta resolução e propor novos modelos e geológicos.

Eduardo Ledhsam também anunciou a criação de uma fundação científico-tecnológica com núcleo em inovação e tecnologia em tectônica, geofísica, geoquímica e recursos dos continentes e oceanos. Esse núcleo será alinhado com as principais expertises da instituição e demandas dos setores da mineração e óleo & gás, focando sua atuação em linhas de pesquisa voltadas para evolução continental e sistemas minerais, geologia marinha e análises de bacias, hidrosfera, solo e meio ambiente.

A parceria com o Serviço Geológico Alemão no projeto  de Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia foi  apresentada pelo diretor-presidente. Ele destacou  que a parceria  vai desenvolver testes de processamento mineral de cassiterita nos locais onde destaques minerais foram identificados, com intuito de incrementar a eficiência, além de estudar ocorrências de subprodutos em escórias da metalurgia do estanho.

Programas de inovação e tecnologia em andamento pela CPRM também foram apresentados pelo diretor-presidente, entre eles, participação da CPRM programa One Geology, a disponibilização de mapa e base de dados geológicos, parceria com Serviços Geológicos: Europeu, Asiático, Americano; e a  transferência de tecnologia para os países da América do Sul e África.

Dividido em painéis, o conteúdo do seminário, que reuniu especialistas brasileiros e alemães, de diversas vertentes atuais da mineração, com foco para a 4ª Revolução Industrial. Neste sentido, o encontro abordou  a digitalização aplicada na indústria de mineração; como ganhar competitividade e redução de custos com as novas tecnologias; os avanços com o monitoramento online, além de cases  para o gerenciamento de produção por meio da implementação de aplicativo móvel.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400