quinta-feira, junho 8

CPRM participa do 10º Simpósio Sulbrasileiro de Geologia

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram entre os dias 4 e 7 do 10º Simpósio Sulbrasileiro de Geologia, realizado em Curitiba. O evento teve 450 inscritos e trouxe o tema Geologia para a Sociedade. O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), José Carlos Garcia Ferreira, compôs a mesa de abertura como convidado representando a CPRM. Os gerentes de Geologia de Recursos Minerais João Toniolo (Sureg-PA) e Maurício Pavan (Sureg-SP) também estiveram presentes no simpósio, que reuniu a comunidade geológica dos três estados do Sul para discussões, debates e difusão de conhecimentos atuais das Geociências. O grupo de pesquisadores participou com apresentações, painéis e das mesas redondas.
Os geólogos da CPRM Lucy Takehara, João Toniolo, Magda Bergmann, Debora Lamberty, Angela Lopes e Leandro Betiollo no 10º Simpósio Sulbrasileiro de Geologia

Representando a CPRM, foram realizadas as seguintes apresentações orais: o geólogo Leandro Betiollo com o trabalho Integração Geológica-Geofísica do Cráton Luis Alves e do Complexo Serra Negra. A geóloga Lucy Takehara apresentou aos participantes o trabalho Contextualização das Principais Mineralizações da Porção Leste do Escudo Sul-Rio-Grandense. A geóloga Angela Pacheco Lopes fez a apresentação oral Mineralizações Polimetálicas (Pb, Ag, Zn, Cu E Au) Em Zonas De Cisalhamento Rúptil No Cinturão Ribeira Meridional, SP-PR. O geólogo Marcell Besser expôs Correlação Entre as Rochas Vulcânicas Ácidas do Platô de São Joaquim –SC e das Formações Werêldsend e Grootberg, Namíbia, Província Magmática Paraná-Etendeka e Platôs Culminantes da Serra Geral, Santa Catarina: Fronteira para Descobertas Paleoclimáticas e Paleogeográficas e a geóloga Debora Lamberty apresentou o trabalho Cenário Comparativo entre Mapeamento de Risco e Suscetibilidade na área Urbana de Santo Amaro da Imperatriz, SC.
Também estiveram presentes na programação com a exposição de painéis: o trabalho Geologia e Geoquímica Prospectiva das Suítes Alcalinas Mato Preto e Tunas, Leste Do Paraná e Materiais de Construção na Região Metropolitana de Curitiba, apresentado pela geóloga Mariane Brumatti. O geólogo André Spisila expôs o painel Panorama Geral da Mineração na Planície Costeira do Paraná.
Convidado pela Comissão Organizadora, o geólogo Dr. Wilson Wildner participou da mesa redonda Técnicas de Mapeamento em Rochas Vulcânicas e a Posição Estratigráfica das Rochas Vulcânicas e Vulcanoclásticas Serra Geral. Participou como ouvinte do debate a geóloga Magda Bergmann. A geóloga Mariane Dornas também participou como ouvinte.