sexta-feira, junho 9

Comitê de Bacia Hidrográfica convida CPRM para debater água, desenvolvimento e sustentabilidade

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve presente na 3ª Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade, representado pelo geólogo Dr. José Luiz Flores Machado, pesquisador em geociências da Superintendência Regional de Porto Alegre. O evento foi realizado entre os dias 7 e 8 de junho no Centro Cívico de Santa Rosa, promovido em parceria pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Prefeitura Municipal de Santa Rosa e Câmara de Vereadores de Santa Rosa. A CPRM foi convidada a participar devido a sua atuação na área de recursos hídricos através de projetos nacionais e regionais.
Pesquisador em Geociências José Machado na abertura da 3ª Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade

O geólogo Dr. José Luiz Flores Machado realizou uma apresentação elaborada pelo gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Porto Alegre, Marcos Alexandre de Freitas, que não pode comparecer ao evento. Entre os tópicos abordados estavam informações introdutórias referentes à exploração das águas subterrâneas como captação, potabilidade e meio ambiente, trabalhos realizados pela empresa neste âmbito, além de um panorama dos aquíferos da área compreendida pela Bacia Hidrográfica U030, referente aos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo. Na palestra, foram exibidos dados hidrogeológicos da região, disponíveis em publicações da CPRM como mapas, e enfatizou-se o livre acesso ao público das informações disponibilizadas de forma online no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas).
A jornada contou com palestras e oficinas que abordaram diversos temas envolvendo recursos hídricos como utilização de águas subterrâneas, águas no meio urbano, poços artesianos e preservação dos solos, aspectos legais da água e outorga, entre outros. O objetivo do encontro foi integrar os municípios da região em busca de soluções para o abastecimento de água, saneamento básico e qualidade de água da Bacia Hidrográfica U030

O convite recebido e a participação ativa de profissionais da CPRM neste tipo de evento ressalta importância em se transmitir ao público interessado conhecimentos que o corpo técnico da empresa possui, estando totalmente em sintonia com a difusão do conhecimento geológico e hidrológico básico que cabe ao Serviço Geológico do Brasil.
Geólogo José Machado palestrando na jornada em Santa Rosa.