segunda-feira, maio 8

Unidade de Salvador implanta sistema de aproveitamento de água

Vista de um dos reservatórios de água gerada pelos aparelhos de ar condicionado

A Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Salvador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) implantou recentemente um sistema de aproveitamento de água proveniente de aparelhos de ar condicionado. A iniciativa integra ações de práticas sustentáveis desenvolvidas com o objetivo de reduzir o consumo de água e contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos.


A proposta surgiu após o início do acompanhamento dos consumos de água e energia na unidade, ação prevista no ‘Programa CPRM Sustentável’. A comissão começou o trabalho medindo qual seria a economia que poderia ser obtida no processo de instalação de reservatório para água gerada pelos aparelhos de ar condicionado e chegou-se ao volume medido de, aproximadamente, 7 litros de água por cada um dos 80 aparelhos de ar condicionado que a unidade possui. Concluiu-se que o potencial diário de armazenamento pode chegar a 560 litros e, ao final do mês, gerar uma economia de 12 m³ de água.

Inicialmente, a coleta e armazenamento estavam sendo feito diretamente das mangueiras para galões de água mineral. Em um segundo momento, as funcionárias terceirizadas Eliana de Matos e Marinalva da Cruz Santos sugeriram alterações. A partir de então, o sistema foi executado através da instalação de tubo de PVC para coleta de água gerada via dreno dos aparelhos de ar condicionado, com a colocação de torneira para escoamento na extremidade inferior. O custo de implantação de cada coletor ficou em 35 reais e com retorno do investimento em até 12 meses.

De acordo com a geóloga Carolina Reis, o diálogo e vivência têm facilitado as condutas sustentáveis dentro da Superintendência Regional de Salvador. “A Comissão de Sustentabilidade tem interagido muito com a equipe responsável pela limpeza e manutenção predial, eles apresentam muitas ideias e soluções, que são bastantes práticas e viáveis”, destacou.


A economia de água gerada na unidade representa uma prática de uso racional da água e a implementação do Programa CPRM Sustentável em relação à Eficiência Energética e Hídrica. O programa busca o envolvimento de todos os empregados. Considerando que ações de uso racional da água estimulam o enfrentamento do cenário de escassez de recursos hídricos ao buscar de alternativas para garantir que as necessidades de abastecimento de água da geração atual, bem como da geração futura sejam atendidas.

Cabe ressaltar que projeção da Organização das Nações Unidas estima que a falta de água poderá afetar mais da metade da população mundial em até 50 anos, se forem mantidas as tendências atuais de desmatamento, aumento populacional, crescimento urbano e poluição das águas e desperdício.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400