quarta-feira, maio 10

Diretor-presidente participa na Argentina de encontro para consolidar a cooperação entre a União Europeia e os países latino-americanos no domínio das matérias-primas


O encontro reuniu países da União Europeia e América Latina


O diretor-presidente Eduardo Ledsham está em Buenos Aires, na Argentina, participando de encontro entre países da União Europeia e América Latina sobre matérias-primas. Durante o evento Ledsham ministrou palestra sobre os desafios para promover a indústria de mineração e principais ações desenvolvidas pela CPRM para fomentar o setor no Brasil. Ele participa também ao lado do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME da conferência que reúne encontro de ministros de Minas e Energia da América Latina.


Em sua apresentação o diretor-presidente destacou que o país é um dos principais produtores de nióbio, ferro, bauxita, grafite e caulin do mundo e possui potencial para diversas sustâncias minerais, sendo que a produção de ouro, diamantes e metais base está crescendo, com base em novas descobertas e desenvolvimento de mineração. Ledsham lembrou que a maioria dos depósitos no Brasil é a céu aberto, com enorme potencial para desenvolvimento de projetos subterrâneos.

O diretor-presidente falou que entre as prioridades da CPRM está a geração de oportunidades para investimentos em mineração no país, a gestão de recursos hídricos de superfície e subterrâneos, mapeamento de áreas de risco para mitigar desastres naturais e acesso livre a toda a base de dados da instituição, referente à geologia, geoquímica, geofísica e recursos minerais.

Ledsham comentou a contribuição da CPRM para o conhecimento geológico da America do Sul, sendo que a empresa estimula a pesquisa, transferência de conhecimento entre os serviços geológicos do continente, além de novos estudos que podem contribuir para alavancar a produção de diamante, lítio e fosfato no país. O diretor-presidente explicou também que a empresa por meio do PPI vai oferecer ao mercado novas áreas com potencial para mineração.

O principal objetivo do encontro é consolidar a cooperação entre a União Européia e os países latino-americanos no domínio das matérias-primas. Durante o evento várias áreas temáticas serão abordadas: entre elas, oportunidades de investimento e cooperação nas áreas de inovação, tecnologia, finanças, modelos de negócio, parcerias, quadros regulamentares, clusters, comércio, metas de desenvolvimento sustentável (SDGs), desempenho ambiental e de segurança ao longo da cadeia de valor da mineração, pesquisa, educação, habilidades e oportunidades de treinamento ao longo da cadeia de valor da mineração, além de projetos e iniciativas de cooperação em curso, será apresentada à plataforma de desenvolvimento mineral da UE-América Latina, projeto financiado pela parceria com UE.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400