segunda-feira, abril 24

Brasil e China assinam acordo de cooperação geológica

Vice-presidente do SGC e o diretor-presidente da CPRM Eduardo Ledsham

O Serviço Geológico do Brasil recebeu, no dia 19 de abril, a visita de uma delegação do Serviço Geológico da China (SGC), liderada por seu vice-presidente Wang Yan.
A delegação foi recebida pelo diretor-presidente Eduardo Ledsham, pelo presidente do Conselho, Otto Bitencourt, pelos diretores José Leonardo Andriotti e Esteves Pedro Colnago, pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, além de técnicos da empresa.

O encontro teve como objetivos discutir os primeiros resultados do projeto bilateral do Cráton do São Francisco, na Bahia; analisar prioridades, discutir nova proposta e futuras ações bilaterais, bem como renovar a assinatura do Acordo Interinstitucional pelos dois presidentes, que terá vigência de cinco anos (2017-2022).

Na abertura, o diretor-presidente Eduardo Ledsham falou da importância da visita do SGC, pois é um passo importante em uma parceria que começou há alguns anos, quando o Brasil abriu as suas portas implantando uma política de revigoração da mineração.

“O Serviço Geológico Chinês tem muito a contribuir tanto na área de geoquímica, como em outras áreas como mapeamento, sensoriamento remoto, geoprocessamento e análises. Estamos muito felizes em ter a delegação chinesa aqui presente e temos certeza que vamos construir e fortalecer essa relação a longo prazo.”

Wang Yan agradeceu em nome do SGC a acolhida dos representantes da CPRM e esclareceu que a China tem tecnologia muito avançada em geoquímica e que o intercâmbio entre os dois países na área de mineração é muito importante. 

Na sequência, houve a apresentação do geólogo João Henrique Larizatti, responsável pelo projeto do Cráton do São Francisco,  e da geóloga Fernanda Machado da Cunha, que explanou sobre o levantamento geoquímico de baixa intensidade no Brasil.

Ao final do evento, as duas partes assinaram o acordo de cooperação em questão. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400