sexta-feira, março 24

Funcionários da SUREG/SA recebem treinamento para utilização de telefones via satélite


Instrutora Marisa Castro ensinando a operar o telefone via satélite

Os funcionários da Superintendência de Salvador (SUREG/SA) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) receberam, no último dia 06, treinamento para utilização de telefones via satélite. Voltada para os membros da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE), a capacitação foi ministrada por Marisa Castro, representante da empresa fabricante do equipamento.

Muitas estações de monitoramento da Rede Hidrometeorológica Nacional, fruto da parceria entre CPRM e Agência Nacional de Águas (ANA), estão situadas em locais sem os sistemas convencionais de comunicação. Tendo isso em vista, a utilização dos telefones via satélite pelas equipes de campo será extremamente importante. Atualmente, a SUREG/SA abrange os estados da Bahia, Sergipe e Norte de Minas Gerais.

Além disso, a iniciativa está diretamente alinhada com as ações de segurança do trabalho que vêm sendo desenvolvidas pela CPRM ao longo dos últimos meses. Com a utilização do equipamento, será possível enviar e receber chamadas, mensagens de texto, alertas de tentativa de comunicação com as equipes de campo e pedidos de socorro através do botão de rastreamento.

Telefones via satélite modelo IsatPhone 

No dia 15 de março, a primeira equipe a utilizar os telefones via satélite em campo, sairá em direção ao norte da Bahia, abarcando as regiões de Sento Sé, Remanso, Chorrochó e Patamuté. O equipamento, modelo IsatPhone, utiliza o sistema de satélites da Rede Inmarsat e conta com uma bateria de 8h de duração em conversação e 130h em stand by.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400