segunda-feira, março 20

CPRM celebra Dia Internacional da Mulher com atividades especiais

Palestrante Andreia Steiner do Departamento de Ciências Políticas da UFPE em Recife

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8, estão sendo desenvolvidas no mês de março atividades especiais em unidades regionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para evidenciar a data que marca a luta das mulheres por direitos iguais e pelo fim da violência de gênero. 

Para as profissionais da Superintendência Regional do Recife (Sureg/RE), as ações foram desenvolvidas sob a coordenação da Associação dos Empregados de Recife (AECPRM-RE). No dia 8, todas foram convidadas a acompanhar a palestra da professora Andreia Steiner, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Momento de confraternização das profissionais da Sureg-PA 

Ela abordou importantes questões relacionadas à posição das mulheres nos cenários em todo o mundo. Temas polêmicos, como o aborto seletivo, a participação das mulheres na política e a diferença salarial entre homens e mulheres são frutos de concentrado estudo da professora, que exibiu, em números, que na média global as mulheres recebem 77% do salário dos homens, além de possuir diferença nas jornadas de trabalho.

Equipe de Belo Horizonte produziu um banner alusivo ao Dia da Mulher

A Associação dos Funcionários (Assempa) da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg/PA) também organizou programação alusiva ao Dia da Mulher em Porto Alegre, promovendo no dia 9 de março, momento de confraternização e integração das profissionais da CPRM. A comemoração contou com chá e torta e sessão de make. No total, 23 mulheres foram maquiadas pelas representantes da Mary Kay, que deram dicas sobre maquiagem e beleza. Em Belo Horizonte, um momento festivo marcou o Dia da Mulher para as colaboradoras da Superintendência Regional (Sureg/BH).

A comemoração foi promovida pela AECPRM-BH. Destaque para o banner produzido pelo geólogo pesquisador, Everton A. M. Santos, que representou através da imagem do mapa do Brasil coberto de flores, em tons de lilás e cor de rosa, a mensagem da construção de um Brasil que respeita as diferenças e promove tratamento justo entre os gêneros, ideia resumida pela frase "Por um Brasil mais justo e com mais estilo".

 Material produzido em Salvador para homenagear as colaboradoras da CPRM

Em Salvador, no dia 8, o Comitê Regional Pró Equidade de Gênero e Raça optou por promover uma comunicação dirigida a todas as mulheres, que nas suas atribuições e responsabilidades diárias, utilizam-se de suas individualidades, crenças e pontos de vistas, para unir forças na luta pela igualdade de gênero. O material gráfico, que nominava cada uma das profissionais que atuam na superintendência, foi enviado às colaboradoras.

Também como forma homenagem foram distribuídas rosas às mulheres. Para finalizar a programação, no dia 28, ocorrerá mesa redonda com o tema “Os Desafios Enfrentados pela Mulher Gestora”, evento que vai integrar o Ciclo de Palestras da Sureg/SA.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400