quinta-feira, fevereiro 9

CPRM e EMBRAPA discutem projeto de Zoneamento Agrogeológico do Brasil

Encontro entre os representantes da CPRM e da Embrapa


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram no Rio de Janeiro com a finalidade de elaborar um projeto de Zoneamento Agrogeológico do Brasil. Realizada no dia 2 de fevereiro, a reunião definiu a possibilidade de aplicação de pós de rocha na agricultura – também conhecidos como remineralizadores – como resultados a serem entregues ao Governo Federal.


O projeto terá a participação dos geólogos da CPRM para identificação de minerais e rochas. Enquanto isso, os testes laboratoriais serão realizados pela Rede de Laboratórios de Análises Minerais (LAMIN). Já a Embrapa, ficará responsável pelo desenvolvimento dos testes agronômicos. A iniciativa acarretará em uma redução de custos e também garantirá maior segurança e qualidade na produção agrícola. 

Durante o encontro, ficou sugerida a escolha de várias áreas piloto para início das atividades. Na região que for escolhida, será implementada a nova metodologia para mapeamentos do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos).

Todos os encaminhamentos estão de acordo com lei federal 12.890 de dezembro de 2013 e as instruções normativas nº 5 e 6 do Ministério da Agricultura. Há espaço para parcerias com o Estado e com a iniciativa privada. Para isso, os interessados devem apresentar as propostas para análise. 

Zoneamentos Agrogeológicos
Os Zoneamentos Agrogeológicos são responsáveis por fornecer subsídios técnicos para formulação de políticas públicas de melhoria e expansão sustentável na agricultura. Técnicas de processamento digital, tendo como base as características físicas, químicas e mineralógicas do solo são utilizadas para realização dos relatórios.

Na oportunidade, busca-se tornar contínuo o uso de remineralizadores para melhorar a fertilidade do solo na agricultura brasileira. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468