sexta-feira, dezembro 2

Superintendência de Belo Horizonte promove curso para capacitação de agentes da Defesa Civil

Treinamento onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos 
Riscos Geológicos e Hidrológicos: Curso de Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Risco de Desastres Naturais, foi realizado entre os dias 22 e 25 de novembro na unidade regional da CPRM em Minas Gerais visando capacitar agentes das Defesas Civis, Secretarias, Órgãos e Entidades dos Municípios do Estado de Minas Gerais e profissionais de instituições de ensino e pesquisa com atuação nas áreas de riscos geológicos e hidrológicos. 


O curso tem a finalidade de transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais ou induzidos, principalmente movimentos de massa e inundações.
A iniciativa busca contribuir para o melhor desempenho dos técnicos da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, minimizando os riscos à população provenientes de processos dinâmicos de encostas e áreas sujeitas a inundações e enchentes. Além de aulas teóricas os alunos também tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos do curso durante aula de campo.
Durante o curso o participantes  apreenderam a elaborar plano de contingenciamento 
A programação do curso contou com palestras de profissionais da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência; da Gerência de Gestão de Riscos Naturais, da Coordenadoria de Defesa Civil do Município de Belo Horizonte, que abordou a importância da previsão meteorológica na prevenção dos riscos e da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte – URBEL, que compartilhou sua experiência de gestão de riscos no município de Belo Horizonte.

A CPRM atua desde 2011 no suporte à prevenção de desastres naturais no país e no atendimento às necessidades de um planejamento urbano para ocupações futuras identificado com as boas práticas de redução de risco. Ao início dos períodos de chuva a atenção para gestão dos riscos de desastres naturais é intensificada. 



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240