quarta-feira, dezembro 7

Geólogo de Porto Alegre defende tese de doutorado

Freitas durante apresentação de  sua tese para banca examinadora 


O geólogo Marcos Alexandre de Freitas, da Superintendência Regional de Porto, defendeu, no final do mês de novembro, a tese de doutorado no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientado pelo professor Ari Roisenberg, Marcos apresentou o tema “Hidrogeoquímica e Isotopia de águas com alta salinidade do Sistema Aquífero Serra Geral na região do Alto Rio Uruguai, Brasil”.


A banca examinador aprovou com conceito "A" (excelente)  a tese apresentada pelo pesquisador.  A banca era composta pelos doutores Malva Andrea Mancuso (UFSM), José Luiz Silvério da Silva (UFSM) e Pedro Antônio Roehe Reginato (IPH-UFRGS).

Freitas é lotado na Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Unidade  Regional e atualmente desempenha a função de gerente. A tese foi o resultado de estudos hidrogeoquímicos e isotópicos, apoiados por análise estatística multivariada e interpretação estrutural, nas águas dos sistemas aquíferos fraturados e porosos da região oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Os mecanismos e elementos apresentados auxiliam como guias para decisões de gerenciamento dos aquíferos  na região.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240