terça-feira, novembro 22

LAMIN recebe visita do INMETRO para análise de acreditação


Avaliadores do INMETRO estiveram presentes no LAMIN


O Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) da CPRM recebeu, nos dias 7 a 11 de novembro, visita dos avaliadores da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do INMETRO para reavaliação dos ensaios já acreditados e da documentação do sistema de qualidade. O objetivo é reconhecer formalmente a competência do laboratório em realizar as atividades com segurança.


Na avaliação de sete ensaios, amostragem e todo o sistema de gestão, foram encontrados sete desvios (não conformidades) considerados simples e que deverão ser resolvidos em 45 dias. Os avaliadores consideraram este número pequeno e relataram que o sistema de gestão da CPRM está bem implementado. Eles agradeceram a logística oferecida pela empresa para a realização da análise. 


A acreditação de laboratórios, segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é aplicável à laboratórios de calibração e de ensaios. A CGCRE concede a avaliação de conformidade para os que realizam serviços de calibração e/ou ensaios em instalações permanentes, móveis, e/ou de clientes.

Os avaliadores relataram que o sistema da CPRM está bem implementado


A visita é feita duas vezes ao ano


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240