sexta-feira, novembro 4

DNPM e CPRM assinam plano de trabalho para avaliação técnica de processos minerários


Foi assinado nesta quinta-feira (3/11) o plano de trabalho entre o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para avaliação técnica das áreas a entrar em disponibilidade, o que significa disponibilizá-las para disputa entre os investidores. O plano abrange aproximadamente 20 mil processos minerários, que podem constituir um precioso patrimônio para o setor mineral brasileiro. O acordo também prevê a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), responsável por apresentar as diretrizes e prioridades do plano de trabalho e acompanhar os trabalhos de elaboração das fichas técnicas e do relatório final de áreas prioritárias.

O acordo assinado nesta quinta-feira se dará em três fases. Na primeira delas, o DNPM vai se encarregar de realizar um levantamento das áreas. Na sequência, esse documento vai ser analisado pela CPRM, que considerando as prioridades de cada área vai elaborar uma ficha técnica contendo informações relevantes, como geologia regional, geologia da área do processo, geofísica, geoquímica, recursos minerais e aspectos ambientais. As Fichas Técnicas deverão ser um importante fomento ao minerador, permitindo uma tomada de decisão consistente e rápida. Para empresas que não estão ainda no país, esse documento dará visibilidade ao processo de disponibilidade e contribuirá para a atração de novos investimentos.
A última fase ficará a cargo do DNPM, que vai depurar essas informações com base em outras encaminhadas pelas superintendências regionais do órgão. Caberá ao DNPM disponibilizar as informações geradas neste Plano de Trabalho.
Distribuídas em todo o território nacional, as áreas localizam-se nos mais variados terrenos geológicos. Conhecer o potencial exploratório dessas áreas permite que o Estado possa definir prioridades para o processo de disponibilidade, iniciando-o por áreas que efetivamente atraiam investimentos e contribuam para a retomada do setor mineral brasileiro.
O plano de trabalho é o primeiro resultado do acordo de cooperação técnica entre os órgãos, celebrado pelo ministro Fernando Coelho Filho, no dia 6 de outubro.

Com informações e foto do DNPM.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468